“Ô Abre Alas; “Aurora”, “Balance”, “Mamãe Eu Quero” e “Me Dá Um Dinheiro Aí”. Algumas das tradicionais marchinhas de Carnaval foram incorporadas ao ambiente hospitalar por um dia para marcar a principal festa popular do País junto às crianças internas e seus acompanhantes na ala pediátrica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes.

A manhã de folia foi realizada nesta sexta-feira (5/2), como forma mudar um pouco a rotina dos tratamentos dos pequenos pacientes. O trabalho teve a coordenação da Escola Pedagógica Ciranda da Vida.

“Melhor do que a festa propriamente dita é ver nos olhos dos pais e acompanhantes que os filhos estão felizes e motivados. Acredito que uma iniciativa como esta renova a autoestima de todos e isto contribui bastante para a recuperação das enfermidades”, afirma Vilma Dias, coordenadora da Escola.

A lavradora Kelly Cristina Martins é de Taiobeiras (Norte de Minas) e acompanha a filha de um ano no HUCF. A criança está internada na unidade há cinco dias, mas isto não a impediu de curtir o Carnaval. “Gostei demais porque deixou todo mundo mais feliz. Estamos até mais leves”, afirmou.

A mesma sensação foi manifestada pelo estofador de móveis Darlan Raimundo, que está no HUCF ao lado da esposa acompanhando o filho Davi, de um ano, internado na unidade. A família é de Janaúba.

“O Davi [vestido de Batman] estava tão animado que dançou, brincou e até dormiu. Nós nos divertimos muito e até esqueci por um momento de onde estamos”, descreveu.

Durante o período de férias, a Escola desenvolveu somente atividades de recreação. A partir da primeira semana de fevereiro, as atividades pedagógicas foram iniciadas desde o dia 1º.