A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do curso de Pedagogia, está com inscrições abertas para o IX Congresso Nacional de Educação e Formação Docente (CONEF), que contará também com o I Seminário de Tecnologias Digitais: Estações e Invenções Pedagógicas com Tecnologias Emergentes.

Com o tema “Híbrido e Digital: desafios e perspectivas na formação de professores”, o evento será realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em formato híbrido, com atividades presenciais – no Circuito de Conhecimentos, em salas e no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus-sede e on-line.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://eventos.ifnmg.edu.br/login.

Programação

Na programação atividades acadêmico-científicas e culturais, por meio de aulas abertas, minicursos e oficinas, cdomunicações orais e lançamento de livros. Destaque para a aula aberta sobre “Competências Pedagógico-Digitais de Professores”, a ser ministrada pelos professores António José Moreira (Universidade Aberta do Brasil-UAB) e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual de Maranhã – UEMA).

Entre os temas que serão abordados durante o evento estão “Normas da ABNT”, “Fases de vida na época da formação do ser humano (até 21 anos) e sua relação com a educação: uma introdução”, Protocolo de Revisão Sistemática de Literatura”, “Educação e Empreendedorismo: Liberdade, Autonomia e Transformação Social” e “Vivências literárias: dos fios às cores, Utilização da IA na Educação, Educação Hibrida”, além da Oficina de Canva: o uso de ferramentas visuais nas práticas pedagógicas e da Oficina de “Cup Songs” e Ritmos Corporais. Mais informações no endereço eletrônico https://eventos.ifnmg.edu.br/ix_conef e no @conef.unimontes – Instagram.

A programação conta com atividades acadêmico-científicas e culturais, como aulas abertas, minicursos, oficinas, comunicações orais e lançamentos de livros. Entre os temas abordados estão:

Tecnologias Digitais e Ensino Híbrido

As Tecnologias Digitais (TD) são presenças constantes na contemporaneidade, com usos diversos em distintos contextos sociais. Na Educação, seu uso tem sido ampliado, especialmente desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 exigiu a adoção de práticas pedagógicas mediadas por TD. Desde então, essas tecnologias vêm sendo implementadas de formas variadas, com destaque para o ensino híbrido.

O ensino híbrido é uma abordagem flexível e personalizada que combina práticas presenciais com processos on-line, buscando potencializar aprendizagens, tempos e espaços pedagógicos. Embora autores apontem benefícios e avanços relacionados à sua adoção, o modelo também suscita desafios e problematizações.

É nesse contexto que o IX CONEF, em 2025, propõe-se a discutir criticamente os saberes e fazeres pedagógicos mediados pelas tecnologias digitais, oportunizando reflexões sobre os avanços, estagnações e retrocessos que permeiam a formação docente na atualidade.

Relacionadas

Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro
Setembro Amarelo na Unimontes traz palestra sobre saúde mental no cotidiano acadêmico
Inflação de Montes Claros registra queda, mas coordenadora geral do IPC Moc alerta para possíveis efeitos do tarifaço dos EUA
Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria