Ampliar as discussões sobre a formação de professores e, também, resgatar as conquistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) durante os 50 anos desde sua criação. Estas são duas importantes frentes que serão abordadas durante o I Congresso de Educação e Formação Docente, que acontece a partir desta quarta-feira (25/06). O evento acontece dentro das comemorações do Jubileu de Ouro do curso de Pedagogia, com programação até o dia 27, em salas e auditório do Prédio 2, no campus-sede.

Em sua primeira edição, o congresso discute o eixo temático “Memórias e Trajetórias do curso de Pedagogia na Unimontes”. São parcerias na realização a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), o departamento de Estágios e Práticas Escolares, departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e o departamento de Educação.

CONFIRA

Conforme a coordenadora do comitê organizador do Congresso, professora Andrea Lafetá de Melo Franco, a proposta é para que o Congresso seja realizado anualmente como um espaço de reflexão e discussão acerca da educação e da profissão docente. “A Unimontes é uma instituição tradicional na formação de professores, sendo que a implantação do curso de Pedagogia aconteceu diante da iniciativa e o pioneirismo de um grupo de jovens professoras, que há 50 anos projetaram o futuro e implantaram a graduação no Norte de Minas”.

As atividades oficiais do Congresso serão abertas nesta quarta, às 19h20, com a apresentação artística seguida de conferência com o professor doutor Luciano Mendes de Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abordará o tema “História da Educação e da Formação de Professores”. A exposição será mediada pela professora doutora Maria Helena de Souza Idi.

Nas oficinas e minicursos, há 180 inscritos para a abordagem de vários temas: “Ensino da Matemática na Educação Infantil”, ministrado pela professora doutora Francely Aparecida Santos (30 vagas), “Ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, com a professora mestre Cláudia Aparecida Ferreira Machado (30 vagas), “Elaboração de Artigos Científicos – professoras Rose Mary Ribeiro e Dirce Efigênia Brito Lopes (30 vagas) e “A importância do Lúdico no processo da alfabetização”, com a professora mestre Aneuzimira Caldeira Souza (20 vagas).

Os minicursos abordam “Ética na Pesquisa”, ministrada pela professora doutora Maria Cristina Freire Barbosa (35 vagas) e “O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)”, a cargo da professora mestre Cecídia Barreto Almeida (35 vagas).

Site oficial do evento www.cch.unimontes.br/pedagogia50anos/
Contato Departamento de Educação: 3229-8235