O universo de Monteiro Lobato tomou conta da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, da Universidade Estadual de Montes Claros, na manhã desta sexta-feira (20/04). Marcando o encerramento da XI Semana do Livro Infantil, foi apresentada a peça “O Tesouro da Emília”, alusiva à produção de Lobato e encenada por alunos do quinto ano da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso. Com o tema “Era uma vez… Contos, Fábulas e Lendas Populares”, a programação teve início na segunda-feira (16/04), com exibição de vídeos, teatro, exposições de livros, distribuição de brindes e outras atividades voltadas para o incentivo à leitura do público infanto-juvenil.

“Com a apresentação teatral, podemos afirmar que encerramos a Semana do Livro Infantil com “chave de ouro”. Os alunos da Escola Doutor Antônio Augusto Veloso mostraram a riqueza da literatura de Monteiro Lobato, que é um dos homenageados do evento”, afirma a diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia. Ela destaca que a iniciativa Visitantes da Biblioteca Central da Unimontes assistiram às exibições dos filmes -curta-metragem – “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore” e “A menina que odiava livros” cumpriu o objetivo de difundir a leitura como um hábito saudável. O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de fábulas como “Soldadinho de Chumbo” e “O Patinho Feio” também foi homenageado.

Outro feito enaltecido pela diretora da Biblioteca Universitária foi o apoio das escolas de ensino infantil e fundamental de Montes Claros, que atenderam ao convite da universidade e levaram seus alunos para que eles participassem das atividades. Durante a programação, a Biblioteca da Unimontes recebeu as visitas de cerca de 1 mil estudantes, que, além de teatro infantil, assistiram filmes, acompanharam a exposição de livros e ainda participaram de oficinas de leitura e desenhos, além de narrativas de histórias infantis.

A peça “O Tesouro da Emília”, encenada no hall da Biblioteca Central, mostra uma história cheia de aventura e suspense. Conta o que acontece no Sítio do Pica Pau Amarelo depois que a boneca Emília encontra um mapa do tesouro escondido no fundo de sua canastrinha.

ESTIMULO À CRIATIVIDADE

Produção de Lobato, encenada por alunos do quinto ano da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso (Ascom)A representação teatral do texto de Monteiro Lobato teve um elenco formado por nove alunos da Escola Estadual Antônio Augusto Veloso: Cecília Santana (Emília), Mateus Eulálio (Pedrinho), Ester Soares (Tia Nastácia), Raíssa Carlos (Dona Benta), Izabella Luíza (Narizinho), Mateus Pereira (Pirata), Juan Pablo (Visconde de Sabugosa), Caio Siqueira (Monteiro Lobato) e Gustavo Macedo (diretor/apresentador).

Os alunos ensaiaram durante mais de três meses e também fizeram duas apresentações na própria escola. A encenação foi coordenada pela professora Elza Márcia Andrade. Ela destacou que o objetivo da montagem teatral foi estimular a criatividade dos pequenos leitores e valorizar o livro e a leitura. Além disso, “o teatro é uma forma de interação entre os alunos, a escola e a família”, lembrou.

Ainda na manhã desta sexta-feira, além da peça “O Tesouro da Emília”, os alunos visitantes da Biblioteca Central da Unimontes assistiram às exibições dos filmes -curta-metragem – “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore” e “A menina que odiava livros”. As crianças também participaram de oficina de desenhos.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia