Texto é de autoria de Hilda Hilst (in memoriam)

Escrito em 1967, o texto da peça “O Rato no Muro”, da poetisa, cronista e dramaturga Hilda Hilst (1930/2004), abrirá a série de debates do projeto “Texto na Sexta”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Será nesta sexta-feira (6/3), às 18 horas, na sala 40-B do prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH), com entrada gratuita.

O projeto é uma atividade do Teatro Universitário, do curso de Artes/Teatro da Unimontes. A iniciativa é coordenada pelo professor de Literatura Jorge Alessandro, também acadêmico do curso de Artes/Teatro.

Conforme explica a professora Solange Sarmento, coordenadora do curso, na metodologia do “Texto na Sexta” é feita a leitura dramática dos textos das peças teatrais. Em seguida, acontece a interação com o público, formado por professores, acadêmicos de diferentes cursos de graduação e pessoas da comunidade.

O “Texto na Sexta” tem como principais objetivos: “ampliar o repertório de leituras e referências, facilitando o acesso a textos clássicos da dramaturgia nacional e universal”. Além disso, cria “um espaço de debate sobre o teatro, temas transversais e a dramaturgia dos grandes autores”.

“Também visa exercitar a leitura das intenções psicológicas e sociológicas contidas nos textos e rubricas; exercitar a habilidade da leitura em voz alta com atenção à língua portuguesa, assim como na prosódia, pontuação, ritmos e outros aspectos”, completa a professora Solange Sarmento.

Agenda

A programação do “Texto na Sexta” para este mês está definida. Além da obra de Hilda Hilst, serão comentados os textos “O Velho da Horta”, do português Gil Vicente (13/3); “As Bacantes”, do poeta grego Eurípedes” (20/3), e “Amor por Anexis”, do brasileiro Arthur Azevedo.

Evento “Texto na Sexta”
Leitura da peça “O Rato no Muro”, de Hilda Hilst
Dia: sexta-feira (6/3)
Local: Sala 40-B, prédio 2 (CCH), campus-sede