Os diferentes setores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) são mobilizados em seminários temáticos que visam a elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Na última sexta-feira (6/11), a discussão envolveu servidores dos órgãos vinculados à Reitoria da Universidade (Assessoria de Comunicação Social, Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação, Auditoria, Gabinete do Reitor e Procuradoria).

Os seminários temáticos do PDI também já foram realizados no Hospital Universitário Clemente de Faria, no Centro de Ciências Humanas (CCH) e nas Pró-Reitorias de Extensão e de Planejamento, Gestão e Finanças. Conforme cronograma, as discussões prosseguem até esta terça-feira (10/11), envolvendo outros setores da Universidade.

Durante o encontro dos setores da Reitoria, realizado na Sala dos Conselhos, de forma democrática, os servidores tiveram a oportunidade de discutir e apresentar sugestões que visam a melhoria das atividades da instituição. Entre os eixos temáticos estão: perfil institucional, infraestrutura, políticas de atendimento aos discentes e de remuneração, organização administrativa, dentre outros pontos.

CONTRIBUIÇÕES

Na oportunidade, o reitor João dos Reis Canela destacou a importância da participação de todos os servidores técnico-administrativos e docentes na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. “A contribuição de todos será uma marca na história da Unimontes. A Universidade está em desenvolvimento e dependerá de cada um, no dia a dia, contribuir com o crescimento da instituição”.

O PDI é um documento de gestão administrativa e acadêmica, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) para as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. O objetivo é identificar as IES em relação à missão, à filosofia de trabalho, às diretrizes pedagógicas, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolvem e, ou, pretendem desenvolver. O PDI não se limita a diagnosticar a Universidade, mas irá também refletir as expectativas e projetos de toda a comunidade universitária para os próximos anos.