Após definir os instrumentos para a elaboração do diagnóstico que servirá de subsídio para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)da Universidade Estadual de Montes Claros, a Comissão Especial do PDI promoveu, na última semana (22/10), uma reunião entre os multiplicadores das diversas unidades setoriais. O objetivo do encontro foi dinamizar detalhes técnicos para a realização dos seminários setoriais que serão realizados em novembro.

Eixos temáticos foram estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e estruturam o PDI. Cada tema é analisado pela comunidade acadêmica e também pelo público externo – de forma participativa –, com observações e sugestões dos aspectos considerados frágeis, fortes, oportunidades e ameaças.

+ VEJA MAIS FOTOS DA REUNIíO

Os seminários serão realizados nos Centros Acadêmicos com professores e alunos e servidores técnico-administrativos e nas unidades administrativas com os servidores técnico-administrativos e o pessoal terceirizado. As atividades serão realizadas no campus-sede e nos outros 11 campi da Universidade.

“O PDI da Unimontes é uma excelente forma de envolver toda a comunidade no debate sobre como a Universidade pode ser e como alcançar os resultados. Ao mesmo tempo, estamos planejando o desenvolvimento de forma coletiva e descentralizada”, afirmou o presidente da Comissão Especial do PDI e vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

A proposta é que o documento final seja um diagnóstico real e produtivo, como instrumento gerencial capaz de atender demandas da Instituição e direcionar as ações de ensino, pesquisa, gestão e extensão, além da prestação de serviços.

FERRAMENTA UTILIZADA

Para dinamizar os trabalhos foi aprovada a utilização da ferramenta do Planejamento Estratégico (Análise SWOT) cujas iniciais são: Strenghs (Força) Weakness (Fraquezas), Opportunities(Oportunidades) e Threats (Ameaças). A Análise SWOT é também conhecida como Análise FFOA.

Para maior participação e envolvimento foi criado o portal do PDI/Unimontes.