“Os livros de ética nos ensinam que a mãe é a casa original do ser humano, o ventre como o primeiro lugar de proteção da vida. Em todas as culturas há o seu momento ímpar; o circunscrito do quanto a maternidade é sagrada”. A mensagem é do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante o evento de abertura à comemoração pelo Dia das Mães, na manhã desta sexta-feira (10/5). As atividades acontecem na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede, até as 15 horas, dirigidas às servidoras, professoras, acadêmicas e colaboradoras.

Evento foi aberto pela manhã e terá continuidade à tarde, com as mesmas atividades (Fotos: Ítalo de Souza)
Evento foi aberto pela manhã e terá continuidade à tarde, com as mesmas atividades (Fotos: Ítalo de Souza)

 O hall da biblioteca recebeu uma decoração temática, com um painel – em formato de um grande livro – para assinatura e mensagens feitas pelas mães, que participaram ainda de sorteio de brindes e de um café da manhã especial. Além das mães biológicas, o reitor fez uma menção especial às mães afetivas: “o nosso total respeito às mulheres que compartilham sentimentos e emoções com os seus filhos, seja como for a relação de maternidade”.

A vice-reitora Ilva Ruas de Abreu também esteve presente à confraternização. A programação teve início com a apresentação do Trio CEM, formado pelos acadêmicos Tiago Costa, Marcos Santana e Raíssa Rodrigues, estagiários do projeto “Curso de Extensão em Música”. Os professores Igor Coimbra e Luciano Cândido deram continuidade à parte musical, com repertório de MPB.

Acadêmicos fazem atendimento e orientações na tenda da saúde

A diretora de Bibliotecas, Roseli Damaso Garcia, destacou o trabalho coletivo da equipe do projeto “Reciclar”, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Reitoria e voluntários para a realização das ações, opinião compartilhada pela diretora da Imprensa Universitária, Eliana Ferreira da Silva.

À tarde (de 15 às 17 horas), as mães terão acesso, também, à apresentação musical e ao atendimento na área da saúde, com os acadêmicos do curso de Enfermagem que integram a Liga de Metabolismo e Diabetes (Lambda) na aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de sessões de beleza, com maquiagem pela equipe da Mary Kay.

Reitor Antonio Alvimar na mensagem de abertura

“VALORIZAÇÃO”

As participantes enalteceram a importância do reconhecimento e da confraternização. Destacaram também o valor do papel de mãe.
“Ser mãe é um dom de Deus. Agradeço muito por isso”, afirmou Lucimar Rodrigues Macedo, colaboradora que trabalha como auxiliar de serviços gerais.

Ela disse que dedica a sua vida à filha Vitória Gabriele, 13 anos. “Achei muito importante a comemoração do Dia das Mães na Unimontes. É muito gratificante saber que tem uma data dedicada a gente”, declarou Lucimar.


“Pra mim, ser mãe é tudo na vida”, confessou Jaqueline Lopes Nascimento Pereira, que atua no serviço de vigilância e de portaria do Campus Universitário. Jaqueline disse que “vive por conta” das duas filhas: Amanda, 16, e Andressa, 13. “Esse evento foi um encanto. Parabéns à Unimontes e a todas as mães”, afirmou a servidora.

Relacionadas

Uniopen – Unimontes Aberta para Todos: a festa do saber
Unimontes vai sediar Encontro Nacional de Modelagem Computacional – Inscrições já estão abertas
Maio Cultural no Museu da Unimontes
Hospital da Unimontes realiza Semana da Enfermagem
Museu da Unimontes exibe “Holocausto Brasileiro” no Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Acadêmicos da Unimontes visitam unidade fabril da Eurofarma em construção, em Montes Claros