O quinto idioma mais falado o mundo é tema de um evento especial na Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), a cidade terá a sua versão da “Semana da Francofonia”, com destaque para a valorização e propagação da língua e da cultura de países onde o francês é falado oficialmente.

A programação é totalmente gratuita e começa nesta quarta-feira (27/3), com o “Francês no Campus”, uma roda de bate-papo onde as pessoas poderão trocar experiências sobre o aprendizado do francês e, ainda, praticar a escrita e a pronúncia do idioma. Será às 17 horas, na área de convivência das Mangueiras, Em frente ao prédio da Reitoria.

A temática “Língua Francesa e Diversidade Cultural” prossegue com a exibição de longas-metragens com abordagem específica sobre mulheres e identidades francófonas. Haverá sessão de filmes seguida de comentários. Serão dois trabalhos: “Félicité” e “Numéro UNE”, nos dias 27 e 28/3, respectivamente, sempre às 19 horas, no auditório do prédio 1, no campus-sede.

“O objetivo é ressaltar a importância de ensinar e aprender francês e partilhar vivências e culturas de língua francesa, intercâmbios e cooperações institucionais”, destaca a coordenadora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC/Unimontes), professora Maria ngela Figueiredo Braga.

Na sexta-feira (29), às 19 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, haverá um evento diversificado sobre os costumes culturais, religiosos, alimentares e musicais dos países de língua francesa. A rodada de bate-papo terá a professora Ilca Vieira de Oliveira e alunos francófonos de países africanos que vivem a experiência do intercâmbio na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de momento musical com o professor e músico Élcio Lucas.

E ao longo da semana, a Rádio Universitária 101,1 terá um destaque especial para músicas em francês durante a programação.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8067.

SESSÕES DE FILMES FRANCESES

FILME 1 – Félicité
27/03 – 19h
Local: prédio 1 CCSA
Produção: França, Senegal, Alemanha, Bélgica, Libano2017. Classificação: Livre. Drama
Direção: Alain Gomis. Com: Papi Mpaka, Véronique Beya Mputu.
Sinopse: Félicité, livre e orgulhosa, é cantora da noite de um bar em Kinshasa. Sua vida muda quando o filho de 14 anos sofre um acidente de moto. Para salvá-lo, ela embarca em uma corrida frenética pelas ruas da cidade, embalada por músicas e sonhos.

FILME 2 – “Numéro UNE”
28/03 19h –
Local: prédio 1 CCSA
Produção: França 2017. Classificação: Livre. Comédia Dramática
Direção: Tonie Marshal. Com: Emmanuelle Devos, Suzanne Clement e Richard Berry.
Sinopse: Emmanuelle Blachey é uma engenheira brilhante que subiu a escada da sua empresa (a gigante francesa de energia) para o comitê executivo. Um dia uma rede de mulheres influentes se ofereceu para ajudá-la a assumir o comando da empresa. Ela seria a primeira mulher a ocupar esse cargo. Mas em esferas largamente dominadas pelos homens, os obstáculos profissionais e íntimos se multiplicam. A conquista é empolgante, mas uma guerra começa a partir de então.