A maior divulgação da flora regional, por meio da integração entre as instituições de ensino e o desenvolvimento científico, com a divulgação de pesquisas e as exposições das espécies nativas do Norte de Minas. Este foi o balanço do I Workshop de Botânica Aplicada, evento associado que reuniu, durante quatro dias, professores, pesquisadores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros e do Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG).

Cerca de 200 pessoas participaram das atividades, desenvolvidas no campus-sede da Unimontes, entre os dias 29/11 e 2 de dezembro. A Universidade ministra os cursos de bacharel e licenciatura em Ciências Biológicas. 

INCENTIVOS

“A proposta criar oportunidades para incentivar o uso sustentável e a preservação da biodiversidade”, disse a professora Islaine Franciely Pinheiro, um das organizadoras do Workshop, ao ressaltar, dentre os temas abordados, questões socioambientais, uso sustentável e conservação da biodiversidade além da diversidade vegetal.

Cactus destaque

Outra atividade organizada pelo Grupo de Pesquisa em Botânica Aplicada, da Unimontes, foi a exposição de bonsais, orquídeas, cactos, produtos fitoterápicos e artesanatos. “Uma forma de forma de valorizar a flora regional e evidenciar o uso múltiplo das plantas”, acrescenta a professora Yule Roberta Ferreira Nunes, também organizadora do evento, que destacou a oportunidade de debater o desenvolvimento científico sobre o uso das plantas.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia