A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biotecnologia. O objetivo é o fortalecimento das ações de investigação científica desenvolvidas no programa, implantado em 2011 e que, atualmente, conta com 40 mestrandos.

“A parceria é de grande importância para a Unimontes e para o mestrado, pois a Embrapa é uma instituição de pesquisa reconhecida nacional e internacionalmente”, afirma a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, professora Vanessa de Andrade Royo. Ela assinou o termo de cooperação juntamente com a pesquisadora Marília Lobo Burle, representante da Embrapa de Brasília/DF.

A partir do termo de cooperação, pesquisadores da Embrapa atuarão como docentes e também vão participar do Mestrado em Biotecnologia como orientadores e co-orientadores de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos alunos do programa. A instituição de pesquisa nacional conta com 46 unidades descentralizadas em todas as regiões brasileiras. Uma delas está sediada em Sete Lagoas/MG.

BIOMAS

A professora Vanessa Royo ressalta que uma das vertentes do Programa de Pós-Graduação em Stricto sensu em Biotecnologia da Unimontes é o uso sustentável da biodiversidade. Nesse sentido, ela destaca que deverão ser feitos estudos relacionados ao meio ambiente, sobretudo, vinculados aos biomas Cerrado, Mata Seca e Caatinga.

“A nossa expectativa é elevar o nível de nossas pesquisas, contando com a estrutura da Embrapa”, diz a coordenadora, lembrando também que a iniciativa vai contribuir para a formação de recursos humanos na região. Ela informa que, a cada projeto, será assinado um termo entre as duas instituições, definindo as ações a serem desenvolvidas de forma integrada.