A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcará presença na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros, que acontecerá no período de 28 de junho a 7 de julho. A participação faz parte de parceria com a Sociedade Rural de Montes Claros, definida durante visita de cortesia do reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, à diretoria da entidade classista, na manhã desta segunda-feira (25/2).

O encontro foi com o presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia, na sede da entidade, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Ainda participaram da reunião os integrantes da Sociedade Rural Norberto Assis (diretor Financeiro), Durval Júnior (diretor secretário) e Gabriel Pimenta (coordenador geral). O professor Antonio Alvimar Souza esteve acompanhado do assessor de Gestão Estratégia da Unimontes, Otávio Braga.

AMPLIAR PARCERIAS

Na oportunidade, o reitor enfatizou que a parceria com a Sociedade Rural faz parte da proposta da atual gestão da Unimontes (empossada em dezembro de 2018) de implementar uma “universidade sem muros”, com o desenvolvimento de trabalho conjunto com outras instituições, uma forma de ampliar suas atividades e melhorar a prestação de serviços à comunidade.

“A Expomontes é uma oportunidade para divulgação e o compartilhamento das ações da universidade junto à comunidade e à classe produtora, por meio de ciclo de palestras com pesquisadores, ofertas de serviços por profissionais da área de saúde e a apresentação dos diversos programas e projetos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão”, pontuou.

A ideia é para que, em um estande na Expomontes, a Universidade Estadual de Montes Claros mostre os projetos de pesquisa voltados para a melhoria das condições da produção agrícola e para superação das adversidades climáticas no Norte de Minas. Os estudos são desenvolvidos por professores, pesquisadores e acadêmicos dos cursos da área de Ciências Agrárias, ministrados no Campus de Janaúba: graduação de Agronomia e Zootecnia e os cursos de pós-graduação Stricto sensu de Zootecnia (mestrado) e Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado).

Ainda na área da produção agrícola, a Universidade Estadual de Montes Claros oferece o curso de Tecnólogo em Agronegócio no Campus de Paracatu (Noroeste do Estado).

O presidente da Sociedade Rural, José Luiz Veloso Maia, enalteceu a importância da parceria com a Unimontes. Destacou também da participação da instituição na 45ª Expomontes, que marcará a comemoração dos 75 anos de criação da Sociedade Rural. “Sempre foi um desejo nosso contar a presença da Unimontes na exposição agropecuária de Montes Claros. A Unimontes é a principal universidade pública da região e precisa mostrar para a comunidade todo o seu trabalho e suas potencialidades. Por isso, ela é muito bem-vinda em nossa exposição”, afirmou José Luiz Veloso Maia.

A EXPOMONTES

A Exposição Agropecuária de Montes Claros é apontada como um dos maiores eventos agropecuários do interior mineiro, somando, em média, 350 mil visitantes em cada edição anual. A Expomontes conta com cerca de 70 estandes de diversos segmentos como comércio, indústria e de serviços. São apresentados projetos para agricultores, horta agroecológica, máquinas agrícolas de alta tecnologia, construção civil e pavimentação e vestuário, entre outros.

A 45ª Expomontes está marcada para o período de 28 de junho a 7 de julho. Conforme a Sociedade Rural, que organiza o evento, durante 10 dias, haverá exposição técnica, leilões, shows, feira da agricultura familiar, seminários, visitas técnicas, “dia de campo”, ações de e inclusão social, competições e julgamento de animais voltados o melhoramento genético, fomento ao financiamento de investimentos no campo. E ainda: parque de diversões, área de gastronomia, mini-fazenda, exposição e comercialização de produtos e implementos agrícolas.