A Policlínica Doutor Hermes de Paula (antiga Policlínica da Famed), que pertence à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), situada na Doutor Veloso, no Centro da cidade, vai sediar mais um importante serviço na área odontológica. A partir de parceria entre a Unimontes e a Prefeitura de Montes Claros, será transferida para a unidade o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que, atualmente, funciona na Policlínica  Ariosto Corrêa Machado,  no Bairro Jardim de Esperança.

Nesta segunda-feira (01/06), foi assinado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, dois termos. O primeiro trata da cessão de uso do prédio da antiga Famed para a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. O documento também foi assinado pelo prefeito Humberto Souto. A parceria foi oficializada em solenidade realizada no gabinete do prefeito, que contou com as presenças da vice-reitora Ilva Ruas Abreu e integrantes da gestão superior da universidade, juntamente com assessores municipais, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Francisco de Lima, e dos vereadores Ildeu Maia e Ildefonso da Saúde.

O segundo termo assinado pelo prefeito e pelo reitor da Unimontes refere-se à cooperação técnica para o atendimento de necessidades de recursos humanos do quadro efetivo do município, bem como da Universidade.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta destacou que serão transferidos para o espaço na Policlínica Hermes de Paula serviços odontológicos que visam a melhoria da assistência gratuita à população, oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela agradeceu o empenho do reitor Antonio Alvimar Souza para consolidar a parceria com município.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Francisco de Lima é observado pelo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, e o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza | Fotos: Andrey Librelon/Unimontes

Serão transferidos 16 consultórios odontológicos para o prédio da Rua Doutor Veloso, onde o atendimento será ser iniciado no segundo semestre de julho. Conforme a secretária, entre outros serviços, a unidade vai atender portadores de necessidades especiais e terá atendimento voltado para a prevenção do câncer bucal.

 “Essa iniciativa traz ganhos para os trabalhadores da saúde e para os usuários do SUS”, enfatizou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joaquim Francisco de Lima.

O reitor Antonio Alvimar Souza destacou a relevância da ação conjunta da Unimontes e da administração municipal no sentido de garantir o melhor atendimento à saúde da população e fortalecer as ações do SUS. “A parceria entre a Prefeitura e a Unimontes é muito importante. Tratam-se de dois entes públicos que cuidam das pessoas”, observou.

Dulce Pimenta, Secretária municipal de Saúde

“A Unimontes é parceira da gestão municipal, que mostra exemplo de austeridade. Precisamos aplicar bem os recursos públicos”, pontuou o reitor. “Queremos estreitar as relações com os nossos parceiros, tendo como foco o atendimento às demandas da  população, sobretudo das pessoas mais carentes, que precisam de maior atenção”, concluiu Antonio Alvimar.

Por sua vez, o prefeito Humberto Souto fez agradecimentos ao reitor e toda equipe da gestão superior da Unimontes por somar esforços com a gestão municipal  e ceder o espaço na antiga Policlínica da Famed para melhorar a assistência à saúde da população. “Estamos trabalhando para fazer de Montes Claros uma cidade melhor para se viver. Agradecemos a Unimontes por nos abrir as portas. O momento é de solidariedade”, afirmou o chefe do executivo.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária