A Universidade Estadual de Montes Claros é uma das instituições parceiras da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, coordenada pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher e às ameaças ao núcleo familiar, com a proteção de crianças e adolescentes. Na próxima segunda-feira (20/07), será realizado um encontro na Universidade, para definir estratégias da campanha.

A parceria foi oficializada com a assinatura do protocolo de intenções em plenária realizada em junho, em Brasília/DF, na qual a ministra Carmen Lúcia recebeu 55 dirigentes de instituições de ensino superior estaduais, federais e municipais que integram o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, também esteve presente.

PLANOS E ESTÁGIOS

Um dos planos estabelecidos pela ministra é, a partir de um trabalho coletivo, agilizar as audiências e os julgamentos de processos de casos de violência contra a mulher, com o envolvimento direto das universidades.

Para atingir a meta, Carmen Lúcia sugere a criação e/ou ampliação de convênios com os Tribunais de Justiça para que os acadêmicos de cursos como Direito, Psicologia e Ciências Sociais tenham acesso a estágios não remunerados em varas de Justiça especializadas na assistência às mulheres e crianças.

MinistraConforme o cronograma, em agosto e novembro, os parceiros promoverão ações coletivas para divulgar a campanha – e apresentar resultados – para o público em geral.

Na próxima segunda-feira, às 15 horas, na Sala de Conselhos, a Reitoria da Unimontes promoverá uma reunião de trabalho para estabelecer as ações a serem realizadas na semana especial da campanha, entre os dias 3 e 7 de agosto. “A importância social de uma campanha como esta é inquestionável e a Unimontes pretende unir os esforços com as instituições competentes para alcançarmos os objetivos propostos neste trabalho tão bem coordenado pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha”, pontuou o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

O encontro contará com representantes da Defensoria Pública de Montes Claros, Ministério Público, Delegacia da Mulher da Polícia Civil, Polícia Militar, Vara de Infância e Juventude e 2ª Vara de Família de Montes Claros.

Pela Unimontes, estarão envolvidos os departamentos e coordenações dos cursos de História, Ciências Sociais, Serviço Social, Enfermagem e Direito, os Serviços de Assistência Jurídica da Unimontes (SAJ e SAJ Itinerante), coordenações dos mestrados e doutorados em Desenvolvimento Social e História, Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e os programas de residência em Saúde da Família, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).