Neste sábado (3/10), no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, começa o a 29ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que prossegue até 12 de outubro, com uma extensa programação. O evento, promovido pela Prefeitura de Montes Claros/Secretaria Municipal de Cultura, é organizado pelo poeta Aroldo Pereira, do Grupo Transa Poética, tem como uma das parceiras a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – juntamente com a Fundação Cultural Genival Tourinho. Durante o Psiu Poético, serão debatidas as obras indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/2016) da Unimontes.

O salão reúne mais de 800 poesias e poemas, inscritos por escritores de todo o País. Os trabalhos são expostos na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural, com visitação gratuita. Na programação, haverá também lançamentos de livros, performances poética e musical, recitais, debates e exibição de filmes, com atividades também nas ruas e em locais de grande concentração pública, como o Mercado Municipal e a Rodoviária da cidade.

O coordenador do Psiu enaltece a contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros ao evento. “Compreendemos que a parceria com a Unimontes é de suma importância, pois a universidade atua no desenvolvimento cultural e intelectual da cidade e da região”, afirma. Ele ressalta que a Unimontes conta no seu quadro docente com diversos nomes que marcaram presença o Psiu Poético, citando os professores Anelito de Oliveira, Wagner Rocha e Élcio Lucas.

ABERTURA OFICIAL

Na abertura oficial, marcada para as 20 horas deste domingo (4/10), haverá o lançamento dos livros “Crepúsculo de Arame”, do poeta e professor Wagner Rocha (Departamento de Filosofia da Unimontes), e “Todas as Vozes”, de Aciomar de Oliveira. Também será lançado o livro de poemas, gravado em CD, de autoria de André Felipe Veloso de Almeida, deficiente visual que revela a sua criação poética. Na mesma oportunidade, o Grupo de Teatro “Insone”, do curso de Artes/Teatro da Unimontes, vai apresentar a performance “Despalavra”.

Durante o Salão Nacional de Poesia serão homenageados os poetas Auiri Tiago, Patrícia Giseli (Montes Claros), Ana Elisa Ribeiro (Belo Horizonte), Eduardo Lacerda (São Paulo), Ricardo Silvestrin (Porto Alegre/RS) e Celso Borges (São Luis/MA), que tem parcerias com os compositores Zeca Baleiro e Chico César.

TripsiuAs obras indicadas para as três etapas do PAES/2016 serão debatidas no período de 6 a 8 de outubro, sempre às 15 horas, no auditório do Centro Cultural. A entrada é gratuita, mas a coordenação solicita o participante possa ajudar a campanha solidária do Psiu, com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Na terça-feira (6/10), estarão em debate as obras iniciadas para a primeira etapa do PAES/2016: “As telas da Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meireles e Cândido Portinari; o poema “Primeira Missa” (Cassiano Ricardo); os livros “Cartas Chilenas” (de Tomás Antonio Gonzaga), a peça “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, e o filme “O Aleijadinho”, sob direção de Geraldo Santos Pereira. A mesa redonda contará com a participação de Camila Souza (mestranda em Letras/Estudos Literários da Unimontes) e do escritor Auiri Tiago. Na mesma oportunidade, serão apresentadas intervenções poéticas por Carla Aguiar, Evely Julia, Sandra Fonseca e Santinha Teixeira.

Na quarta-feira (7/10), estarão em discussões as obras indicadas para as provas da segunda etapa do vestibular seriado em 2016: a peça teatral “Demônio Familiar”, de José de Alencar; e os livros “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães; “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis; e “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes. Os palestrantes serão Manuelly Ferreira, Rennê Lopes e Marina Couto.

E na quinta-feira (8/10), serão discutidas e analisadas as obras indicadas para a terceira etapa do PAES/Unimontes: as músicas “Pra não dizer que não falei de flores”, Geraldo Vandré; “Cálice”, Chico Buarque de Holanda; “Brasil”, Cazuza; “Pacato Cidadão”, Skank; o filme “O que é isso, companheiro?”, de Bruno Barreto – baseado no livro de Fernando Gabeira; a peça teatral “Liberdade, Liberdade”, de Flávio Rangel e Millôr Fernandes; e os livros “Feliz Ano Velho”, Marcelo Rubens Paiva; “Poema sujo”, Ferreira Gullar; e “Apenas rascunhos: narrativas curtas e médias”, de Andrea Martins, coordenadora do mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes.

Os palestrantes serão Márcio Adriano Moraes, Francisco Lima e Luciane Mota. O público será contemplado com intervenções poéticas de Marina Guitti, Alice Melo Lopes, Anatalia Freire e Vera Veríssimo.

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LITERATURA

Na programação do 29º Salão de Poesia está inserido o VII Seminário de Pesquisa em Literatura – “a palavra reinventada: com quantos caracteres se faz a literatura?”, promovido pela Unimontes sob coordenação do mestrado em Letras/Estudos Literários. O evento será aberto oficialmente na quarta-feira (7/10), às 19h15, no Centro Cultural Hermes de Paula. Às 19h30, acontecerá a performance poética dos alunos do curso de Letras/Português da Unimontes, que será seguida de apresentação musical por Geraldo Ferreira, mestrando em Letras/Estudos Literários. Às 20 horas, acontece a conferência “Não contem com o fim do leitor”, pela professora doutora Juliana Gervason de Filippo.

Na sexta-feira (9/10), a partir das 19h30, no Centro Cultural, haverá a solenidade de encerramento do VII Seminário de Pesquisa em Literatura – “a palavra reinventada: com quantos caracteres se faz a literatura?”. Em seguida, haverá a entrega das premiações dos concursos de contos, crônicas e poesias. Também está previsto o lançamento do livro “O Cinema através de mim,” de Geraldo Veloso.