Reitor Antonio Alvimar foi um dos agraciados pela Câmara (Foto: Christiano Jilvan)

A importância da educação para transformar a sociedade foi o discurso geral na noite dessa quinta-feira (10/10), na Câmara Municipal de Montes Claros, com a sessão especial de entrega do Diploma do Mérito Educacional “Professora Yvonne de Oliveira Silveira”. A homenagem foi prestada a profissionais que contribuem com o desenvolvimento do ensino no município e na região, entre os quais o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e os professores João Olímpio Soares dos Reis e Jânio Marques Dias, respectivamente, dos Departamentos de Educação e de História da Unimontes.

A entrega do Mérito Educacional marcou a comemoração do Dia do Professor, com a participação dos deputados Reginaldo Lopes (federal) e Cristiano Silveira (estadual) da vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu; e da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, entre outras autoridades e convidados.

Ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida

Um dos homenageados foi o ex-reitor da Unimontes (2002 a 2010), professor Paulo César Gonçalves de Almeida (aposentado do Departamento de Ciências Contábeis). Cada um dos 23 vereadores indicou um professor para a distinção. O ex-reitor foi indicado pelo presidente da Câmara, José Marcos Martins de Freitas. O reitor Antonio Alvimar recebeu a homenagem do vereador Aldair Fagundes enquanto o professor Jânio Marques Dias foi indicado pelo vereador Daniel Dias.

AGRADECIMENTOS

Professor João Olímpio dos Reis falou em nome dos agraciados (Fotos: Alex Sezko)

Indicado pelo vereador Ildeu Maia, o professor João Olímpio fez os agradecimentos em nome dos homenageados e ressaltou a importância do papel dos educadores, além de chamar a atenção para a necessidade do combate ao analfabetismo. “Queremos dedicar nossa diplomação aos 12 milhões de analfabetos espalhados por este imenso Brasil. Oxalá um dia não tenhamos que conviver com esta chaga que retira a dignidade e a cidadania dos brasileiros”, conclamou o professor.

Ele lembrou que outros países como o Japão e Cuba conseguiram eliminar o analfabetismo e indicou a estratégia para que o Brasil faça a mesma coisa: “basta que tenhamos políticas públicas educacionais com o fim único: erradicar o analfabetismo”.

Ao agradecer a distinção da Câmara Municipal, o reitor Antonio Alvimar Souza declarou o seu “orgulho de ser professor”, lembrando que atua e já atuou nos diferentes níveis do ensino, desde a educação básica até aos cursos de doutorado. “Escolhemos a arte de ensinar como a mais importante dessas vidas. O trabalho do professor é fundamental no desenvolvimento de um povo e de uma nação”, observou.

Professor Jânio Marques Dias, da Unimontes

O reitor da Unimontes ressaltou o papel da educação na vida das pessoas. “A sala de aula é o espaço da educação para pluralidade. Precisamos de uma educação que faça com que a gente seja capaz de conviver. O que seria de um ser humano sem uma escola que ensina a conviver com os demais? Necessitamos de uma educação que faça com que as pessoas convivam com as outras e que capazes de provocar ideias diferentes para pensar na própria vida. Precisamos de uma escola que eduque para a autonomia. Viva a educação, viva os educadores”, concluiu Antonio Alvimar.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba