A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa de uma série de atividades inseridas na campanha “Setembro Amarelo”, dedicada às ações de prevenção do suicídio e de valorização da saúde mental. As atividades são uma iniciativa da gestão superior, desenvolvidas pela coordenação do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Dentro da programação, nesta terça-feira (17/9), no prédio 3 do campus-sede, às 14h30, será realizada a roda de conversa “Saúde Mental: você não está só”, com palestra da professora e psiquiatra do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), professora Gislene Alves da Rocha. Ela integra a Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria e também atua como médica perita da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região de Minas Gerais.

No mesmo dia, a roda de conversa será realizada às 19h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 1 do campus. O assunto voltará a ser abordado na quinta-feira (19/9), às 10h, no Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do Campus Universitário.

DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS

Na quinta-feira, às 19h, no auditório do CCH (prédio 2 do campus), acontecerá o evento “VIII Diálogos Universitários: Por que precisamos falar do suicídio?”. A iniciativa é do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO), também inserida nas ações da campanha “Setembro Amarelo”.

Na oportunidade, será proferida palestra pela psicóloga clínica Deborah Durães Veloso, especialista em Psicanálise e Saúde Mental, articuladora municipal do Selo Unicef e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs II) de Montes Claros.

Conforme explica a professora Andrea Lafetá Mello Franco, coordenadora do Pappo, o projeto “Diálogos Universitários” tem o objetivo de debater e chamar atenção para a valorização da vida, prevenindo o suicídio, dentro da filosofia da campanha “Setembro Amarelo”. A palestra é aberta a todos os integrantes da comunidade acadêmica e ao público em geral, com entrada gratuita.

Filme “Orações para Bobby”

Ainda inserido na programação do “Setembro Amarelo”, foi marcado para esta segunda-feira (16/9), às 19h30, no auditório do prédio 2, no campus-sede, o filme “Orações para Bobby”. O evento resulta de uma parceria entre o Pappo e o Cinema Comentado Cineclube, Departamento de Comunicação e Letras, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. A exibição do filme será seguida de discussão a ser conduzida pela psicóloga e professora do Departamento de Educação da Universidade, Andréa Nogueira.

Na trama, a dona de casa Mary (Sigourney Weaver) é uma cristã devota que segue todos os ditames da Igreja que frequenta, até que é confrontada pela homossexualidade assumida do filho Bobby (Ryan Kelley). Mary tenta curar o filho, mas ele acaba não suportando a pressão da sociedade.

“Setembro Amarelo”

O mês de setembro tornou-se referência para as discussões e ações preventivas ao suicídio, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 desse mês, como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A cada ano, segundo a OMS, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio.

Uma prática que justificou a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, no ano de 2016. Os números apontam, ainda, o Brasil como oitavo país do mundo em suicídios, com ênfase em grupos vulneráveis, que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes, indígenas, população LGBTI e pessoas privadas de liberdade.

Saiba mais sobre o Pappo

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8249

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez