“É preciso pensar a política de forma mais racional, como instrumento de desenvolvimento e, também, de mudança na qualidade de vida da população, em especial, dos mais pobres. Os vereadores têm o papel relevante de cuidar do povo, defender direitos e promover uma sociedade mais igualitária”. Esta foi uma das afirmações do vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antonio Alvimar Souza, durante palestra no XXIII Congresso de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (AVAMS), nesta sexta-feira (15/6). O evento foi realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).
O tema do evento foi: “O que Une e o que Separa o Estado Democrático de Direito nos Dias Atuais”. O vice-reitor destacou os valores éticos e responsabilidade social como norteadores de conduta e procedimentos não só no universo da gestão pública, mas em todos os segmentos.
“A Unimontes é a maior instituição pública de Ensino Superior do Norte de Minas e lá desenvolvemos não só ações de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviço. Nossas ações vão além da proposta educacional. Temos o dever de formar pessoas para o mercado de trabalho, profissionais que compreendam o valor da vida e do respeito à diversidade. Por isso, convido vocês a se aproximarem da Universidade para conhecer melhor a academia e, ao mesmo tempo, encontramos coletivamente propostas de melhoria da qualidade de vida da população desta região, ainda em situação de pobreza e de exclusão social”, pontuou o vice-reitor.
O Congresso reuniu centenas de vereadores de 86 municípios do Norte de Minas. A coordenação foi do presidente da AVAMS, o vereador Anderson Cézar Ramos, do município de Manga. Participaram, ainda, autoridades jurídicas, civis, militares e representantes de entidades classistas. Os deputados estaduais Paulo Guedes e Carlos Pimenta, além do o ex-deputado federal Virgílio Guimarães, também prestigiaram o evento.