Realizado neste domingo (25/11), durante todo o dia, o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da Unimontes (PAES Triênio 2010/2012), com a participação de 14.302 candidatos. O índice de abstenção foi de 6,21% – 953 inscritos não compareceram aos locais de prova em Montes Claros, Belo Horizonte e 11 cidades do Norte, Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha.

O resultado final, com a relação dos aprovados nos 57 cursos oferecidos, será divulgado no dia 18 de janeiro. Os gabaritos oficiais e as provas relativas às três etapas do PAES já podem ser acessados pelo portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos (COTEC). Somente os candidatos da 3ª etapa concorrem às 641 vagas ofertadas.

FOTOS MANHí | TARDE

No campus de Januária, duas estudantes queixaram-se de indisposição e foram atendidas pela equipe do SAMU local – sem maiores conseqüências. Outro candidato no campus de Montes Claros acabou eliminado já que portava um aparelho eletrônico no bolso – o que é proibido de acordo com o edital do PAES.

Candidatos - Itamarandiba

Leonardo, Cleyber e Laís, candidatos de Itamarandiba

MAIS CONCORRIDOS – De acordo com a relação candidato/vagas divulgada pela COTEC, os seis cursos mais concorridos do PAES/2012 são: Medicina (22,13 candidatos/vaga), Engenharia Civil (21,78), Odontologia (17,79), Administração Noturno (14,7), Administração Matutino (13,9) e Direito Diurno (13,63).

PRIMEIRA ETAPA

Na manhã deste domingo, foram realizados exames para 6.127 estudantes da 1ª etapa. Pedro Ivan Santos Macedo, de 15 anos, da Escola Estadual Armênio Veloso (Montes Claros), encontrou maior facilidade com as provas de Matemática, mas acredita que precisará de uma preparação complementar além da sala de aula para encarar as outras etapas do PAES nos próximos dois anos. “É uma matéria com a qual tenho mais afinidade, mas espero que o mesmo aconteça com as demais”, disse.

Estudantes do ensino médio na cidade de Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha), Leonardo da Silva, Cleyber Cristian de Matos e Laís Nathielle Fernandes realizaram as provas no campus-sede da Unimontes e encontraram dificuldades com as questões de Biologia, mas consideraram todos os exames bem explicativos. “Foram abordadas as mesmas matérias que acompanhamos durante todo o ano”, resumiu Cleyber. Para ele, a temática da prova de inglês, que abordou uma novela sobre o universo dos adolescentes (Malhação), foi um facilitador. “Gostei também disso. Ajudou na interpretação”, completou Laís.

2ª e 3ª ETAPAS

Matheus e Hayslan

Matheus e Hayslan tentam o ingresso no curso de Educação Física Licenciatura

À tarde, os exames foram aplicados para os 8.175 alunos das 2ª e 3ª etapas. “Foi uma prova que exigiu raciocínio do início ao fim”, resumiu a estudante Tâmara Muniz, da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Normal), inscrita na segunda etapa do PAES. Ela revelou ainda que encontrasse certa dificuldade com o conteúdo de Física.

Alunos da Escola Estadual Levi Durães Peres, Hayslan Vasconcelos e Matheus Rodrigues Oliveira realizaram as provas da 3ª etapa do PAES como candidatos ao curso de Educação Física/Licenciatura (Noturno). A redação teve como tema o “Otimismo”, a partir de uma pesquisa realizada por uma universidade fluminense. “Esperava por algo mais atual”, disse Hayslan, ao tentar explicar o grau de dificuldade que teve com a parte dissertativa dos exames.