A solenidade de outorga de grau unificada da Universidade Estadual de Montes Claros, marcada para a próxima quarta-feira (19/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, terá como patrono-geral o professor padre Antônio Alvimar Souza, vinculado ao Departamento de Filosofia da instituição, onde atua como docente do curso de Filosofia (Centro de Ciências Humanas), ministrando também a disciplina de Bioética  no doutorado em Ciências da Saúde. Atualmente, ele também é diretor da Editora Unimontes. Serão graduados acadêmicos de 23 cursos.

A escolha do professor Antônio Alvimar como patrono-geral  foi anunciada pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo homenageado em favor da instituição de ensino superior, que neste ano comemora o seu cinquentenário.

“Além de professor e religioso, o professor Antônio Alvimar  exerce papel preponderante na difusão da ética e da cidadania, valorizando o ser humano na visão plena de imagem e semelhança de Deus. A homenagem especial também é um reconhecimento à eficiente e valorosa contribuição de todos os professores da Universidade”, destaca o reitor.

“Estou extremamente feliz com a homenagem e é um prazer ser patrono de graduandos que pertencem a uma instituição que promove a transformação de pessoas e das realidades regionais”, salientou o patrono-geral.

O montes-clarense padre Antônio Alvimar disse ainda que durante sua carreira como docente na Unimontes sempre utilizou a profissão como ferramenta transformadora de pessoas. “O papel da universidade é altamente significativo no processo de crescimento, não só de Montes Claros, mas do sertão norte-mineiro, e espero que os profissionais que serão diplomados tenham a oportunidade de também levar transformação para outros lugares e a outras pessoas”, afirmou o patrono-geral.

CURRÍCULO – O padre Antônio Alvimar Souza é graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduado em História Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Humanas – História Social pela Universidade de São Paulo (2007).

Desde 1995, é professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros e do Seminário Imaculado Coração de Maria. Ele tem experiência nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social, atuando, principalmente, nos temas filosofia, religião história, ética e realidade brasileira.

O homenageado como patrono-geral na Unimontes é responsável pelas disciplinas Problemas Metafísicos e História da Filosofia Medieval no curso de graduação de Filosofia. É coordenador do doutorado Interinstitucional (UNIMONTES/PUC-SP) em Ciências da Religião e professor de Bioética do Programa de Doutorado de Ciências da Saúde da Unimontes, além de diretor da Editora Unimontes.