Com o término do ano letivo, o Pronto Atendimento em Clínica Médica (PA Campus), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), localizado entre os prédios dois e três do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), segue aberto até o próximo dia 26 e retoma atividades no dia 4 de fevereiro de 2025.

O PA Campus presta serviços de urgência e emergência, como aferição de pressão, destinados exclusivamente a servidores, acadêmicos e terceirizados que atuam na instituição. Os casos de maior gravidade são encaminhados para o HUCF. Se for preciso, o PA Campus providencia, em casos de necessidade, a ambulância para o transporte. O horário de funcionamento é das 7h às 22h. “Não fecha nem para almoço”, destaca Maria Cândida Pimenta Gonçalves, enfermeira supervisora do local, ao informar que trabalham no PA oito médicos clínicos gerais, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem.

Vacimóvel

Unimontes oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral vacinação gratuita. E assim o faz por meio do Vacimóvel que, com o encerramento das aulas, retomará o serviço no início de 2025. A sala de vacinas itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) costuma estacionar ao lado do PA campus, à disposição dos interessados em receber qualquer imunizante fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em estoque na SMS. Não é necessário o agendamento. Basta que os interessados tragam consigo o cartão de vacina, cartão SUS e um documento de identidade. Dois enfermeiros e um técnico em enfermagem são especialmente orientados a ministrar as vacinas, tanto no modo intramuscular quanto oral, a pessoas de todas as faixas etárias, inclusive gestantes.

A presença do Vacimóvel no campus-sede é fruto de parceria entre o Hospital Universitário, ligado à Unimontes, e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Montes Claros. Todos os anos, com a renovação da parceria, o calendário que fixa as datas mensais em que o carro equipado para vacinação permanece no campus-sede é elaborado de forma conjunta.

Maria Cândida explica que a intenção é de que, no próximo ano, o calendário inicie já no mês de fevereiro. Em 2024, o começo foi em março. Ela reforça que a imunização é a melhor e mais eficaz forma de prevenção a doenças. Apesar da resistência à vacinação ter diminuído significativamente em relação à detectada durante a Pandemia de Covid 19 no país, Maria Cândida lamenta o fato de ainda existirem pessoas com essa desconfiança. Na maioria das vezes, “são pessoas com medo de adoecer por causa da vacina”, relata a enfermeira supervisora, que, no entanto, reconhece que a demanda é grande quando o Vacimóvel está no campus-sede.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau