Objetivo é a prevenção e diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do câncer de mama

Nesta terça-feira (01/10), começa em todo país a campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, forma a proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Inserida na campanha do “Outubro Rosa”, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oferece para suas servidoras efetivas e terceirizadas, a possibilidade fazer, gratuitamente, o exame preventivo de mamografia.

O serviço gratuito é oferecido por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria e do Centro de Atenção à Saúde do Servidor da Unimontes (Casu). A ação é coordenada pela Gerência de Diagnóstico por Imagem do HUCF e pela coordenação do Casu.

As servidoras da Unimontes (do quadro efetivo e terceirizadas da MGS), lotadas no campus-sede, no Hospital Universitário e em outras unidades da instituição devem agendar os exames gratuitos de mamografia junto ao Casu, que funciona na Policlínica Doutor Hermes de Paula, na rua Doutor Veloso, Centro de Montes Claros. As marcações devem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone (38 3229 8098) durante todo mês de outubro, no horário das 9 às 14 horas.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

A campanha “Outubro Rosa” compreende um momento de mobilização para reforçar a conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta significativamente as chances de cura.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA),o país registra 73.610 casos anuais da doença (dado de 2023).

Embora alguns fatores de risco não sejam modificáveis, existem várias medidas que podem ser adotadas como prevenção do câncer de mama. Como hábitos de estilo de vida estão cada vez mais associados ao risco de desenvolvimento de câncer de mama, manter um peso adequado, alimentar-se de forma saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são ações fundamentais para as mulheres se protegerem contra o câncer de mama.

Relacionadas

Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Unimontes participa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal