O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vai oferecer, na próxima quarta-feira (08/10), palestra sobre “O câncer não é rosa: Feminilidades no contexto do Câncer de Mama”. O tema será abordado pela médica Daliana Antônio, que atua no Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, com mediação da professora Rejane Meireles, vinculada ao Departamento de História da instituição de ensino superior. As inscrições seguem abertas pelo link http://bit.ly/4gtk6hY. Haverá entrega de certificado.
O evento, que ocorre no âmbito do “Clio no Museu”, integra a campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O encontro, que será no MRNM, às 8h, traz reflexões fundamentais sobre os múltiplos sentidos e vivências femininas diante do câncer de mama.
Dados INCA
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres no país. O que significa cerca de um em cada três casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil. Quando o câncer de mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significantemente maiores e pode superar 95%. A mamografia é o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, que ajuda a detectar tumores mamários antes que se tornem palpáveis.
Os dados constam no site “Juntos somos mais fortes” (https://www.juntossomosmaisfortes.org.br/), movimento para o Outubro Rosa que destaca a importância da união no enfrentamento do câncer de mama.
Clio no Museu
“Clio no Museu” é um projeto da Unimontes que conecta a produção científica de mestrandas e pesquisadoras da instituição com o público em geral, a partir do MRNM. O projeto tem o objetivo de divulgar e traduzir temas históricos e sociais trabalhados em pesquisas, por meio de palestras e mesas-redondas. O objetivo é proporcionar reflexão sobre a história viva para a comunidade.
