Nesta quinta-feira (27/10), será realizada a campanha de prevenção ao câncer de mama “Uni-Rosa”, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O trabalho é voltado para as servidoras e está inserido nas ações institucionais do “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre os cuidados para se evitar a doença. A iniciativa é do Centro Acadêmico (C.A.) do curso de Enfermagem e conta com o apoio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, e da Coordenação do Programa de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

A campanha será realizada de 9 às 13 horas, com atendimento gratuito às servidoras (efetivas e terceirizadas) da Universidade, em uma tenda próxima à sede da CAE, entre os prédios 1 e 2 do Campus Universitário. Participam da ação 10 alunos do curso de Enfermagem, supervisionados por um professor. O atendimento também contará com o suporte de enfermeira do Programa de Saúde da Mulher, do município.

Conforme explica o presidente do C.A., Emerson Willian Santos de Almeida, será feito o atendimento e o encaminhamento das mulheres para exames clínicos e de mamografia, gratuitamente, por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Além do trabalho de orientação, haverá atenção especial para aquelas servidoras que desejarem o Exame Clínico das Mamas (ECM), que será realizado em uma sala fechada.

Ele salienta que as servidoras vão receber todas as orientações sobre a prevenção ao câncer de mama. Conforme recomenda o Ministério da Saúde, as mulheres acima de 40 anos de idade devem realizar o Exame Clínico das Mamas a cada ano e, em caso de alguma alteração, solicitar a mamografia. As mulheres pertencentes a grupos de risco mais elevado (quando há registros de casos na família) devem fazer os exames preventivos a partir de 35 anos de idade. Para as mulheres na faixa entre 50 e 69 anos, é recomendável que sejam feitos exames de mamografia com o intervalo de, no máximo, dois anos.

PREVENÇÃO E CURA

O Exame Clínico das Mamas têm como finalidade detectar precocemente o câncer de mama para permitir tratamento menos radical, melhorar a qualidade de vida, reduzir as taxas de mortalidade e morbidade e reduzir gastos no tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura.

Como diagnóstico, os métodos de imagem são utilizados para confirmar ou não a suspeita de câncer a partir dos sinais detectados no exame clínico, dos sintomas referidos pela paciente ou de exames de rastreamento alterados. Os métodos de diagnósticos que podem ser utilizados são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética.

SERVIÇO
Campanha de prevenção do câncer de mama “Uni-rosa”
Exames gratuitos
Público-alvo: servidoras da Unimontes
Dia: quinta-feira (27/10)
Horário: 9 às 13 horas
Onde: no campus-sede/tenda entre os prédios 1 e 2

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia