O reconhecimento da comunidade à contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros ao progresso regional em seus 50 anos de existência foi destacado durante a solenidade de outorga de grau unificada dos cursos do campus-sede, na noite dessa quarta-feira (19/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros. Foram diplomados 563 novos profissionais em 22 cursos. O professor e padre Antônio Alvimar Souza foi o patrono geral.

A solenidade foi acompanhada por centenas de pessoas, entre amigos e familiares dos graduados. Muitos deles exibiram faixas e cartazes, saudando novos profissionais pela conquista do diploma na universidade pública. Participaram pró-reitores, diretores de centro, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e outros integrantes da comunidade acadêmica, juntamente com diversas autoridades civis e militares.

Homenagem ao patrono Antonio Alvimar

Vice-reitora Maria Ivete de Almeida em homenagem ao patrono Antônio Alvimar

O reitor João dos Reis Canela, que presidiu a cerimônia, destacou que, durante as comemorações dos 50 anos de ensino superior público no Norte de Minas ao longo de 2012, a comunidade saudou a Unimontes pela sua importância no processo de desenvolvimento regional e no Estado. “Nas Câmaras Municipais, na Assembléia Legislativa e nas ruas, a Universidade Estadual de Montes Claros foi exaltada pelas suas realizações, principalmente, pelo seu papel de elevação da qualidade de vida das pessoas através da educação”, disse ele.

“Não paramos um só minuto e as realizações surgem como fruto de um trabalho incansável, muitas vezes sem alarde porque nos interessa é servir, construir sempre oportunidades nesses tempos que embalam sonhos frutíferos e profícuos”, observou o reitor. Ele salientou que “a Unimontes avança estruturada, valorizando seus parceiros, fortalecendo servidores, ampliando serviços e ações, mantendo-se na altivez com pesquisa e extensão, ensino e aprendizagem, com marcas evolutivas na pós-graduação”.

AMPLIAÇÕES

O professor João dos Reis Canela aproveitou a oportunidade para destacar que, no atual momento, a Unimontes implementa obras importantes como a construção de escolas técnicas em 13 municípios mineiros, através de parceria com os Governos Estadual e Federal, dentro Programa Brasil Profissionalizado, envolvendo recursos da ordem de R$ 96 milhões. Lembrou que está em andamento a licitação para a construção no Campus universitário de um auditório com um conjunto de salas, obra determinada pelo governador Antonio Anastasia.

Reitor e graduanda

Reitor João Canela durante a solenidade de graduação, nessa quarta-feira

O reitor citou ainda que “com o avanço da tecnologia e da informática, a Unimontes mantém sistema de ensino a distância, cujos resultados são reconhecidos pelo Brasil afora”.

Ele enalteceu a homenagem ao padre e professor Antônio Alvimar Souza, que é diretor da Editora Unimontes e docente do departamento de Filosofia/Centro de Ciências Humanas (CCH). “O professor Antônio Alvimar tem nobreza no coração e na alma, balizando sua vida pela espiritualidade, ética e cidadania, trabalho voltado para edificação humana nos braços de Deus, sopro sagrado do Espírito Santo para a vida”, assegurou.

CONQUISTA – Em seu pronunciamento, o patrono-geral enfatizou a importância da educação e da cultura na evolução da sociedade, salientando também o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. Lembrou que a criação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, a FUNM – sucedida pela atual Unimontes, foi a maior conquista do município e da região, após a chegada da estrada de ferro, em 1926. “A Unimontes constituiu uma nova baliza para a construção de uma nova forma de pensar a partir de 1962”, afirmou o padre Antônio Alvimar, que foi homenageado com uma placa, entregue pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.

OS CURSOS

Na colação de grau unificada, foram graduados 563 profissionais nas áreas de Administração (26), Artes/Música (11), Artes/Teatro (20), Artes/Visuais (52), Ciências Biológicas (49), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (25), Ciências Sociais (26), Direito (49), Educação Física (46), Enfermagem (17), Filosofia (11), Geografia (32), História (14), Letras/Inglês (10), Letras/Português (25), Matemática (15), Medicina (27), Odontologia (24), Pedagogia (32), Serviço Social (22), Sistemas de Informação (3) e Letras/Espanhol (1).

Ginásio Poliesportivo

Vista geral do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves durante solenidade da Unimontes