A influência do futebol como elemento social na maior cidade do Norte de Minas. Esta é a tônica do Seminário “Centenário do Futebol de Montes Claros”, que a Unimontes realiza nesta quinta-feira (15/12), como parte da programação do 10º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg). As atividades terão início às 19 horas, no auditório do prédio 6, com entrada franca. Os interessados receberão o certificado on-line de participação no evento.

A coordenação do Seminário é do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Ludens/Unimontes). No acesso ao auditório será montada a exposição “Centenário”, com reprodução de fotos, vídeos, revistas e jornais de notícias e relatos sobre a institucionalização do esporte em Montes Claros, a partir da fundação de seu primeiro time de futebol: América Foot Ball Club, em 1916.

“A nossa proposta é associar o futebol à sua história, com abordagens do ponto de vista acadêmico e histórico, com detalhes especialmente sobre os 100 anos do futebol de Montes Claros”, adianta o professor Georgino de Souza Neto, um dos coordenadores do Ludens, juntamente com o professor Rogério Othon Teixeira Alves.

PROGRAMAÇÃO

Após a solenidade de abertura, o professor Luciano Pereira da Silva, mestre em Desenvolvimento Social (Unimontes) e doutor em Educação (UFMG), ministra a palestra “O Futebol: Sociabilidade e História”, na qual abordará os efeitos da modalidade nos aspectos econômicos, sociais e políticos no País. Atualmente, ele é docente da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais.

Às 20 horas, acontece a mesa redonda “O Centenário do Futebol em Montes Claros”, com as abordagens – de 20 minutos cada – divididas em três linhas temporais: “O Futebol do Nascedouro ao Centenário do Município (1957)”, com os professores Georgino Neto e Rogério Othon; “Da Rivalidade Cassimiro x Ateneu ao surgimento do Bicho”, com o jornalista, administrador e ex-goleiro Felipe Gabrich; e “O Futebol de Montes Claros dos anos 90 à Atualidade”, com os jornalistas esportivos Christiano Jilvan e Nairlan Clayton Barbosa.

Em seguida, haverá debate com perguntas em aberto para o público em geral. São parceiros na promoção o programa esportivo Camisa 12 (TV Geraes/afiliada Rede Minas), Academia 0² e Mediodonto.

Seminário “Centenário do Futebol de Montes Claros”
Local: Auditório prédio 6, campus-sede
Gratuita