Um documentário produzido no âmbito do curso de Artes da Unimontes, que destaca a técnica da Litografia aplicada à produção de textos e imagens na superfície de pedras, está entre as atrações na abertura da programação da TV UEMG, coordenada pela Universidade do Estado de Minas Gerais e que integra a grade do Canal Universitário, de Belo Horizonte, a partir desta quinta-feira (22/6).

O trabalho sobre Litografia faz parte do projeto “Cozinha Gráfica”, coordenado pelo professor Lucas Carvalho, da disciplina de “Teoria da Arte”, do curso de Artes da Unimontes. Gravado em julho do ano passado, o documentário tem cerca de 40 minutos de duração e foi realizado em parceria com a Escola Guignard e a Avez Cultural – produtora de vídeo. O entrevistado foi o professor do ateliê da Guignard, Thiago Pena.

“A Litografia é uma técnica de gravura, que tem como matriz as pedras calcárias. A proposta do documentário foi justamente resgatar a técnica, que até a década de 40 servia como base para a produção de rótulos, cartazes e vários outros tipos de impressões”, explica Lucas Carvalho, que é mestre em Artes pela UFMG.

Confira

Ainda segundo o professor, como instrumento que possa associar pesquisa e extensão, a intenção é de institucionalizar o projeto “Cozinha Gráfica” como espaço para a produção de documentários que contribuem com a formação acadêmica na Unimontes, nos quais os artistas serão entrevistados enquanto produzem alguma peça artística. “Como aconteceu com a Litografia, que para muitos é algo desconhecido, a nossa proposta é dar um viés contemporâneo às diversas técnicas que há tempos estão associadas à arte”, explica.

Lito-prensa

O vídeo pode ser acessado no canal do YouTube da TV UEMG e no próprio canal da Cozinha Gráfica.

O planejamento sugere a produção de 12 programas por temporada, com temáticas como arte urbana, performances e arte virtual, dentre outras. “E o mais importante está na oportunidade de parcerias, como neste diálogo que a Unimontes mantém com a co-irmã UEMG, aproximando professores, alunos e pesquisadores dos cursos de Artes”, completa Lucas, que destacou o envolvimento do diretor e a vice-diretora da Escola Guignard, Adriano Gomide e Lorena D”Arc, respectivamente, da professora do curso de Artes, Solange Sarmento, da produtora Avez Cultural e da diretora e produtora da TV UEMG, Ana Paula Damasceno e Fernanda Maria de Souza, respectivamente, na realização do documentário.