Inscrições estão abertas e concorrência será em cinco categorias diferentes; integração e consciência entre os objetivos

Será realizado em Montes Claros o primeiro Campeonato Virtual de Pipas do Brasil, como o caráter educativo e de fomentar uma das principais tradições do interior do País nesta época do ano, mesmo com o cenário de pandemia da Covid-19. A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte), Grande Oriente do Brasil/MG, Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, InterTV Grande Minas e outros parceiros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (38) 9 9204-7253 até o 18 de setembro. A final da competição está prevista para 26/9.

Conforme o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, professor Gilson José Fróes, o 1º Campeonato Virtual de Pipas do Brasil tem o caráter de campanha educativa. O objetivo é mostrar a importância da prática de lazer de forma segura, em um local adequado, sem uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena), que são proibidas.

Veja o regulamento completo (PDF)

O evento também busca despertar a criatividade dos candidatos e a consciência cidadã, de forma que a prática ocorra também longe da rede elétrica, sem risco de acidentes. Outro objetivo é integrar a família, pais e filhos, em uma atividade recreativa e divertida, além de oportunizar a interação social, lazer e recreação sem muito custo e com as devidas precauções.

CATEGORIAS

Os participantes do Campeonato Virtual de Pipas vão concorrer em seis categorias: “Engenhosidade” (modelos diferenciados de pipas que usem o princípio da criatividade/inovação para se sobressair das demais); “Beleza” (designer da pipa, formato, adereços e cor); “Maior Pipa” (dimensões da pipa, a questão de confecção e, caso o participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo).

Outras categorias são: “Menor Pipa” (Modelos pequenos – dimensões da pipa, a questão de confecção e, se participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo) e “Pipa de Material Reciclável” (modelos construídos a partir de material reciclável e, caso o participante seja classificado, na competição final também serão avaliados as condições de voo).

Há, ainda, a concorrência entre “Frases Criativas” – serão avaliadas a criatividade de cada participante e a coerência com o tema proposto: conscientização e prevenção de acidentes causados por práticas inadequadas ao soltar pipa.

CRITÉRIOS

Representante da Maçonaria na organização do Festival, o professor Lincoln de Queiroz Veloso, explica que os candidatos deverão se inscrever da seguinte forma: tirar uma foto e produzir um vídeo de 15 segundos da pipa voando. Na sequência, deverão enviar a foto e o vídeo com a identificação (nome da pipa, categoria, nome do participante, nome do responsável, escola onde estuda e cidade onde mora) para o número do WhatsApp (38) 9 9204-7253.

As pipas encaminhadas pelo sistema virtual serão avaliadas por uma comissão. Serão classificados cinco candidatos em cada categoria para a disputa final, que será realizada no dia 26 de setembro, no campo de futebol do Centro Esportivo Universitário “Reitor João Valle Maurício”, no campus-sede da Unimontes.

Conforme explica o professor Gilson Froes, na etapa final, os candidatos terão um tempo para empinar a pipa, sendo novamente avaliados por uma comissão julgadora. Ele ressalta que a etapa final do concurso vai obedecer todos os cuidados e protocolos de segurança e distanciamento, cumprindo as medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

A premiação para os vencedores ainda será definida. Os candidatos poderão esclarecer dúvidas por e-mail: nae@unimontes.br ou cae@unimontes.br.

Relacionadas

Unimontes anuncia processo seletivo para contratação de professores
Unimontes lança edital de monitoria voluntária no curso de Medicina
Professora da Unimontes vira exemplo na superação da gagueira
Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Unimontes já atendeu mais de 40 mil pessoas
Estudantes e servidores da Unimontes têm plantão psicológico com atendimento gratuito
Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes