Medida visa possibilitar bem-estar dos professores e alunos devido à onda de calor, e caberão aos colegiados de curso optar por aulas não presenciais neste mês de outubro.

Reitor da Unimontes durante a reunião para anúncio da nova portaria. – Foto: Ascom Unimontes.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vai possibilitar aos seus professores e alunos ter aulas não presenciais durante o mês de outubro de 2024, em caráter emergencial, devido à onda de calor nesta época do ano.  A medida foi estabelecida por intermédio de portaria assinada pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, nesta sexta-feira (6/09).

A portaria 443/2024 reconhece, no âmbito da Unimontes, circunstância de emergência climática, para fins de estabelecer “Situação de Caráter Excepcional”.

“Trata-se de uma ação que visa garantir o bem-estar dos nossos professores e acadêmicos, em uma situação emergencial.  Mas, a modalidade de aulas não presenciais deverá ser implementada de tal forma que não ocorra nenhum prejuízo às atividades docentes e à qualidade de ensino, respeitando as peculiaridades de cada curso. Também não deverá ocorrer prejuízos ao cumprimento do calendário letivo da instituição”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

Ele anunciou a medida em reunião, no prédio da reitoria, na manhã desta sexta-feira, com participação dos pró-reitores, diretores de centros e a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago explicou que competirá aos colegiados de cada curso decidir se vai optar ou não pelas aulas não presenciais, em caráter emergencial, durante o mês de outubro, devendo também serem estabelecidas regras para assegurar a plena continuidade das atividades letivas e a qualidade do ensino. 

O reitor também informou que o Centro de Educação a Distância (CEAD) vai auxiliar os colegiados de cursos e os professores, oferecendo o suporte técnico para a implementação da modalidade de aulas não presenciais.

Por outro lado, a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vai oferecer a assistência aos alunos para que eles possam ter acesso a aulas mediadas por tecnologia de informação e comunicação.

Ainda conforme a portaria assinada pelo reitor, os colegiados de cada curso deverão deliberar sobre a adesão às aulas atividades educacionais não presenciais até o dia 20 de setembro.

INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO

Ainda na manhã desta sexta-feira, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, anunciou que, também visando garantir o bem-estar dos professores servidores técnico-administrativos e alunos, a Universidade vai iniciar neste mês os serviços de instalação dos equipamentos de ar-condicionado nas salas de aula dos prédios do campus-sede e dos campi.

“A instalação dos equipamentos de ar-condicionado será feita de forma gradativa, verificando também as condições da estrutura e capacidade de carga elétrica dos prédios para receber a nova demanda do consumo de energia com os novos aparelhos”, explicou o reitor.

Relacionadas

Seminário discute a Lei da Libras, seus impactos e perspectivas
Editora Unimontes lança livro sobre “ligações estratégicas” entre Oswald de Andrade e Psicanálise
Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho