Na manhã desta segunda-feira (07/04), acontecerá no auditório do Sest/Senat, no bairro Independência, em Montes Claros, a oficina do Grupo Interinstitucional da Política de Humanização do Norte de Minas (GIPH Norte). O evento marca a comemoração da Semana Nacional de Humanização (7 a 11 de abril), com o objetivo de fortalecer a rede SUS no Norte de Minas, reforçar a troca de experiências entre os grupos de humanização desta parte do Estado.

A oficina também visa incentivar a formação de novos grupos de humanização nas unidades hospitalares. Outra meta é conscientizar gestores, conselhos municipais e trabalhadores sobre a importância da Humanização na saúde.

A iniciativa conta com a participação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades serão desenvolvidas no horário das 8 às 12 horas. O acesso é gratuito.

PROGRAMAÇÃO

Na recepção aos participantes, às 8 horas, haverá a apresentação do grupo teatral “Vida Plena”, que abordará o tema “As últimas palavras que não conseguir dizer”. Às 8h40, será apresentado o projeto “Novos Caminhos: Humanizar para fazer a Diferença”. Às 9 horas, o coordenador do GTH/HUCF, professor Amaro Sérgio Marques, abordará a importância do trabalho de humanização, como marca da abertura oficial do evento.

Logo em seguida, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Rubens Schroder Sobrinho, ministrará a palestra “Gestão Compartilhada/Humanização”. Às 10h35, será iniciada a “Roda de Conversa/Gestão Compartilhada e sua síntese será apresentada às 11 horas. No encerramento, ao meio-dia, haverá apresentação do cantor Hilton Nunes.