Numa iniciativa de professores e acadêmicos do curso de Odontologia, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) passa a contar com um Banco de Instrumental Odontológico (BIO), com o objetivo de dar apoio aos alunos que ingressaram na instituição pelo sistema de reserva de vagas – selecionados por critérios socioeconômicos. A primeira ação neste sentido é a arrecadação de instrumentos odontológicos que, posteriormente, serão emprestados a estes estudantes.

Como projeto de extensão, o BIO funciona na sala 111, junto ao Banco de Dentes Humanos, no prédio 6 (1º piso), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Neste momento, são recebidas doações de instrumentais cirúrgicos e clínicos (instrumental de Dentística, Endodontia, Cirurgia, Periodontia e Prótese) e kits de peças de mão de Alta e Baixa Rotação, dentre outros.

professoraMania destaqueO projeto é integrado pelas professoras Mânia Quadros Coelho (coordenadora), Simone de Melo Costa e Ana Elizabeth Martins Pereira Melo, além do professor Eduardo Brandão Lima. Participam como voluntários os acadêmicos Ana Flávia Pinto Fonseca, Pablo Vinícius, Guilherme Gonçalves da Silva, Luiz Gustavo Martins Figueiredo, Keyla Eugenia da Cruz Teixeira, Laiza Michelle Soares Silva, Maria Cristina Mendes, Milton Antônio Mendes e Bárbara Paloma Almeida.

Critérios

Para ser beneficiado pelo Banco, o interessado deve se dirigir à coordenação do Banco de Instrumentais. Dentre os critérios para a comprovação da necessidade e da situação financeira instável do estudante, serão avaliados os cadastros feitos pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec) e pela Secretaria Geral.

“Os empréstimos dos instrumentais vão durar por seis meses, equivalente a um período do curso de Odontologia, mas com possibilidades de renovação nos semestres seguintes até a finalização da graduação”, explica a coordenadora Mânia Quadros Coelho.

A professora reitera que a proposta do BIO é amenizar a despesa do aluno selecionado por critérios socioeconômicos na graduação em Odontologia, considerando que curso é integral com atividades pela manhã e à tarde e envolve outros gastos, como materiais de consumo odontológico e equipamentos de proteção individual.

Trabalho fepeg“O projeto BIO tem relevância social, em consonância com o artigo 8º da Lei que rege a política de cotas na Universidade (Lei 15.259/2004). “A instituição de ensino implantará, quando necessário, mecanismos para melhorar o desempenho acadêmico de forma a garantir o aumento progressivo do percentual de diplomação relativamente ao número de matriculados destes estudantes carentes beneficiados por esta lei”, informou a coordenadora.

Em setembro último, o projeto foi selecionado para apresentação em poster no VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes (Fepeg). Os instrumentos atendem as atividades pré-clínicas e clínicas.

Projeto: Banco de Instrumental Odontológico (BIO)
Local: Prédio 6, sala 111
Atendimento: Acadêmicos comprovadamente carentes do curso de Odontologia
Informações: (38) 3229-8295 ou (38) 3229-8014 (tarde)