A integração entre a academia, o serviço e a comunidade, o tratamento odontológico de soropositivos, a participação de egressos em ações de Saúde da Família, cuidados com gestantes e a saúde do trabalhador estão entre os temas de 11 pesquisas da Universidade Estadual de Montes Claros selecionadas para apresentação durante a 46ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de agosto, no Majestic Hotel, em Florianópolis (SC).
De todos os trabalhos científicos da Unimontes selecionados, seis serão apresentados durante a “I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde, PET-Saúde e Telessaúde da área de Odontologia”, que acontecerá nos dias 10 e 11, paralelamente à Reunião da Abeno. A Unimontes é a instituição com o maior número de trabalhos relacionados para esta mostra, à frente da UFMG (3) e Unicamp (3), por exemplo.
Cinco dessas pesquisas são de autoria de acadêmicos entre o 5º e 8º períodos do curso de Odontologia, que participam das ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) nos polos dos bairros Independência e Cintra, em Montes Claros. Todas serão apresentadas na forma de pôsteres. Ainda para a Mostra, o sexto trabalho foi elaborado pelo professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, também coordenador do PET-Saúde na Unimontes. Sua apresentação acontecerá na forma de comunicação oral.
“A seleção dos trabalhos atesta a importância do trabalho feito pela Unimontes junto ao PET-Saúde e as suas conseqüências para o enriquecimento da produção científica no âmbito do curso de Odontologia e das áreas associadas”, afirma o professor Carlos Quintão.
PRODUÇÃO DISCENTE
As seis pesquisas da Unimontes relacionadas para a Mostra são estas: “Saúde do Trabalhador: Uma Experiência de Educação em Saúde Vivenciada pelo PET-Saúde Independência III”, do acadêmico Iram Alkmim Cerqueira; “Integração Ensino-Serviço-Comunidade no PET-Saúde da Equipe de Saúde da Família Cintra II”, do acadêmico Gabriel Lima de Oliveira; “Integração acadêmica e multiprofissional no PET-Saúde: experiências e Desafios”, do acadêmico Tarcísio ngelo de Oliveira Sobrinho.
E ainda: “Experiências Multiprofissionais Desenvolvidas pelo PET-Saúde – Unidade de Saúde da Família – Cintra II”, do acadêmico Diego dos Santos Dias; “Educação em Saúde – Estratégia de Cuidado Integral e Multiprofissional para Gestantes”, da acadêmica Ariany Paula Medeiros; e “A Vivência dos Estudantes de Odontologia nas Atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão do PET-Saúde”, professor Carlos Quintão.
PESQUISAS PARA A REUNIíO DA ABENO
Para a 46ª Reunião da Abeno, a Unimontes teve outros cinco projetos de pesquisa selecionados, todos de autoria de professores do departamento de Odontologia: “O Cirurgião Dentista Egresso da Residência Multiprofissional em Saúde da Unimontes”, do professor Carlos Quintão; “Metodologia Ativa no Processo Ensino-Aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Período”, do professor Manoel Brito Júnior; “Fortalecimento do Ensino Odontológico pela Integração com Serviço e Comunidade”, da professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires.
E também: “Formação de Cirurgiões-Dentistas para o Atendimento de Pessoas com HIV/AIDS”, das professoras Raquel Conceição Ferreira e Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins; e “Projeto de Extensão Criança Sorridente – Atividades Realizadas”, de autoria da professora Soraya Mameluque Ferreira.
Paralelamente à Mostra e à Reunião da Abeno, serão realizados o Encontro de Professores de Odontologia do Mercosul e a Reunião de Coordenadores de Residência em Odontologia. A Unimontes atua em duas frentes no PET: Saúde da Família (cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física e Odontologia) e Saúde Mental (Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia).