A comemoração pelos dez anos de graduação das duas primeiras turmas do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros foi o grande destaque da solenidade de abertura da II Jornada Odontológica e XI Mostra Científica do curso de Odontologia da Unimontes. Os dois eventos acontecem desde a noite dessa quarta-feira (05/12), numa realização do departamento de Odontologia, em parceria com a Delegacia Regional do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).

A cerimônia inicial foi realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), sob a presidência do reitor João dos Reis Canela, contando, ainda, com a participação da delegada regional do CRO-MG em Montes Claros, Jussara Melo, além professores, egressos, acadêmicos e convidados. Esteve presente também o coordenador do curso de Odontologia da Funorte, professor Altair Soares de Moura. As atividades serão desenvolvidas até o sábado.

CURSO DE QUALIDADE

“Muito importante a realização da Jornada e da Mostra Científica de Odontologia, que comprovam a qualidade do ensino oferecido na área pela Unimontes”, disse o reitor. Como argumento, ele lembrou que o curso segue como um dos mais concorridos para o próximo Processo Seletivo da instituição, com 65,17 candidatos/vaga.

“Esses dados indicam que estamos oferecendo na Unimontes um curso de qualidade, o que também tem sido atestado em todas as avaliações feitas pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação. Não podemos dizer que essa demanda pelo curso de Odontologia consolida a excelência do curso, porque não é possível empregar o termo consolidação numa universidade dinâmica que está crescendo a cada dia”, completou o reitor João Canela em sua mensagem de abertura dos eventos.

HONRA AO MÉRITO – Na sequência, foi prestada uma homenagem aos egressos das duas primeira turmas de formandos do curso de Odontologia, na pessoa do cirurgião-dentista e professor Jairo Evangelista Nascimento, que recebeu um diploma de Honra ao Mérito.

Na oportunidade, a professora Jussara Melo, delegada regional do CRO-MG em Montes Claros, ressaltou a importância da parceria da entidade com o curso de Odontologia da Unimontes na realização da Jornada e da Mostra Científica. Ela fez questão de ler a mensagem encaminhada pelo presidente do CRO-MG, Arnaldo de Almeida Garrocho, que foi professor da instituição, reafirmando “o incentivo da entidade às iniciativas vitoriosas da Unimontes”.

Também a diretora do Centro Ciências Básicas e da Saúde, professora Maria das Mercês Borém Correa Machado fez um agradecimento especial ao reitor João Canela e saudou os professores e acadêmicos do curso de Odontologia “pelo trabalho desenvolvido na construção do saber”.

A chefe do departamento de Odontologia, professora Carla Cristina Camilo Araújo, ressaltou que a Jornada e a Mostra Científica são momentos de formação e de enriquecimento científico, além de encontro e reflexão sobre a profissão. Ela salientou que “neles, redescobrimos o orgulho de sermos professores e recuperamos força e confiança para a perseguição de nossa missão”.

OS EVENTOS – A XII Jornada Odontológica e a XI Mostra Científica do curso de Odontologia da Unimontes, realizadas em parceria com a Delegacia Regional do CRO-MG em Montes Claros, foram iniciadas nesta quarta-feira (5) com apresentação de trabalhos científicos na forma de pôster, em salas do prédio 6 do campus-sede. Os trabalhos terão prosseguimento nesta quinta-feira, com a realização de atividades acadêmicas no mesmo local. Para esta sexta-feira (7), acontece o minicurso “Clareamento dental: previsibilidade e segurança”, que será realizado de 14 às 18 horas no auditório da Delegacia Regional do CRO-MG, pelo professor João Lima Rodrigues (Funorte). Os eventos serão concluídos no próximo dia 8 (sábado), de 8 às 12 horas, no mesmo local, com o minicurso “Odontologia estética minimamente invasiva e não evasiva”, que será ministrado pelo professor Wilson Batista Mendes (Itaúna).