Projeto multidisciplinar, que analisa o esporte sob a ótica social, cultura e econômica, além da modalidade propriamente dita, o Observatório do Futebol e do Torcer, da Universidade Estadual de Montes Claros, iniciará o calendário de atividades nesta sexta-feira, com o “Cinefoot”.
Trata-se de uma sessão de cinema, seguida de debate aberto com os participantes sobre a temática apresentada.
O primeiro filme escolhido é “Boleiros – Era uma Vez o Futebol…”, que destaca o hábito de ex-jogadores de se encontrarem nos bares para relembrar histórias, causas e detalhes de jogos ao longo de duas carreiras. A produção é de 1998, dirigida por Ugo Giorgetti.
A sessão está programada para as 17h30, no auditório do prédio 6, no campus-sede, aberta aos alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade em geral, gratuitamente.
Após a exibição, acontece o bate-papo seguindo o perfil abordado no filme. Ex-jogador profissional do Ateneu nos anos 70 e 80 e das categorias de base do Cruzeiro nos anos 70, João Batista da Silva, o Nuna, será um dos convidados para a roda de conversa.
O professor Georgino Jorge de Souza Neto, do curso de Educação Física da Unimontes, é um dos coordenadores do Observatório, criado no segundo semestre de 2018, com o objetivo de abrir o diálogo sobre o universo do futebol no cotidiano popular. Além das sessões de cinema, haverá pesquisas, seminários, produção de documentários e de livros, intercâmbios culturais e acadêmicos. Também são coordenadores do Observatório os professores Danilo Barcelos, do Departamento de Comunicação e Letras, e Ildenilson Meireles, do Departamento de Filosofia.
“O futebol é absolutamente universal, bem além do jogo propriamente dito; é mercado, gênero, cultura, educação, identidade, espetáculo e história, dentre tantas outras perspectivas”, explica.
SERVIÇO
Cinefoot – “Boleiros”
Sessão de cinema gratuita
Observatório do Futebol e do Torcer
Data: 22 de março
Horário: 17h30
Local: Auditório – prédio 6