O Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico – Raciais, vinculado ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para processo seletivo que visa conceder duas bolsas na modalidade bolsa de graduação. O valor de cada uma delas é R$ 770 mensais e vigência de nove meses.
O bolsista aprovado deverá atuar no levantamento e na construção de banco de dados socioeconômico, acompanhamento e participação ao longo do ano de 2025 das atividades de oficinas, cursos, grupos de estudo, roda de conversas, palestras e seminário e outras estratégias elencadas a partir do projeto de pesquisa e extensão “Educação Antirracista e Direito à Saúde da População Negra” implementado via emenda parlamentar. A iniciativa ocorre pelo Sistema de Reserva de Vagas, nas categorias afrodescendente, egressos de escola pública, quilombolas, pessoas com deficiência e indígenas.
Inscrições
As inscrições, que seguem até o dia 12 de maio, são gratuitas. Os interessados que preencherem os requisitos do Edital devem se inscrever via preenchimento de formulário disponibilizado no link https://forms.gle/KkLkR1q4E6u3uCGX7. No ato da inscrição, o candidato deve prestar informações pessoais e acadêmicas, além de anexar CPF e RG (Documento de identidade); Comprovante de Matrícula; Histórico da graduação do estudante (atualizado); Carta apresentando a motivação e expectativas/contribuições para o Observatório (uma lauda) e Currículo Lattes atualizado, com link de acesso; todos em um único arquivo PDF com seu nome e sobrenome, com cópia digitalizada.
O objetivo do Edital, disponível no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/05/Edital-002-2025_graduacao_observatorio_desigualdades_unimontes.pdf, é selecionar acadêmicos para realização de atividades de pesquisa e de extensão vinculadas ao projeto “Educação Antirracista e Saúde da População Negra no Brasil”, no período de maio a dezembro de 2025. A bolsa de iniciação científica tem por finalidade facilitar participação em projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação, assim como desenvolvimento institucional, com vistas a aprimorar e ampliar os resultados dos projetos do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico – raciais.
Requisitos
Os candidatos selecionados precisam ser estudantes de graduação matriculados em um dos seguintes cursos: Ciências Sociais, História e/ou Artes/Teatro da Unimontes, entre o 2º e o 6º período; apresentar, no ato da efetivação, comprovante de matrícula na graduação ou outro documento que comprove a graduação em andamento; dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e ter disponibilidade de 20 horas semanais para atividades previstas no plano de trabalho. Além disso, não poderá possuir vínculo de trabalho; precisa ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; e possuir domínio de ferramentas digitais tais como Excel, Word, PowerPoint, com habilidade em redigir planilhas, relatórios, cartas e disponibilidade para o assessoramento técnico do projeto.
Responsabilidades do bolsista
O candidato aprovado deverá participar e contribuir para realização das atividades propostas pelo Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico – Raciais; participar e realizar pesquisas, levantamento de dados, tabulação de dados, transcrição e elaboração de relatórios do projeto, além de mobilização e participação nos eventos e capacitações realizados pelo Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico – Raciais; entre outros.
Seleção
A seleção será realizada em duas etapas: a) análise da documentação que comprovem os requisitos constantes Edital (caráter eliminatório) e análise do histórico escolar (caráter classificatório); e b) análise das razões e interesse em participar do Projeto (caráter classificatório) e entrevista oral (caráter classificatório).