Uma linha de tempo desde a chegada do futebol ao País, ainda no Século XIX, até o ano de 2014, que ficou marcado pela segunda edição de Copa do Mundo em campos brasileiros e, em sequência, com a maior derrota da seleção nacional em todos os tempos.

Este é o roteiro do documentário “Brasil Football Club: A História do Futebol Brasileiro”, que será exibido na segunda edição do projeto “Observatório do Futebol e do Torcer”, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Será nesta terça-feira, dia 14 de maio, às 17h30, no auditório do prédio 6, no campus-sede. A sessão é aberta aos professores, acadêmicos, servidores e ao público em geral.

Ao final, haverá um debate sobre as narrativas que resgatam, por exemplo, os tempos em que os jogadores utilizavam até mesmo gravata e a forte influência dos imigrantes no surgimento da paixão nacional. Há períodos considerados sombrios, com episódios de racismo, que foi superado especialmente pelo talento dos jogadores negros. A goleada sofrida para a Alemanha, em Belo Horizonte, na semifinal da Copa 2014, é outro ponto destacado no trabalho.

Lançado em 2014, o documentário tem a duração de 45 minutos, sob direção de Dulce Queiroz e Roberto Stefanelli.

SERVIÇO
“Observatório do Futebol e do Torcer”
2ª edição
Data: 14 de maio
Local: auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, 2º andar, prédio 6, campus-sede
Horário: 17h30
Gratuito

Relacionadas

Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG