Com 50 anos de carreira, o artista plástico Gemma Fonseca apresenta ao público uma exposição inspirada em suas origens. A mostra “Raízes do Riachão” está aberta à visitação no Museu Regional do Norte de Minas, da Unimontes, e reúne 20 trabalhos que remetem ao cenário cotidiano da região e, ainda, à natureza, com a produção de esculturas a partir de galhos e raízes – daí o nome para a exposição. 

A mostra foi instalada no primeiro salão do 2º andar do casarão onde funciona o Museu e apresenta 15 telas com pintura em acrílico e cinco esculturas com raízes e galhos, “com o mínimo de interferência, revelando as formas já sugeridas pela natureza”, adianta o autor.

Gerônimo Martins Fonseca, o Gemma, nasceu na comunidade de Riachão, município de Mirabela, Norte de Minas. Residiu por muito tempo em Montes Claros, mas recentemente fez opção em voltar às origens e atualmente vive de novo em Riachão.

Os trabalhos de “Raízes do Riachão” revelam pessoas em cenas cotidianas, como o pescador, a pianista e um casal de namorados. Há, ainda, telas que caracterizam o nu feminino e outro estilo marcante de Gemma Fonseca: a reprodução em tela de imagens sacras. Aliás, o autor é o responsável pelo painel recentemente produzido na Igreja Matriz de São José, em sua cidade natal.

ITÁLIA

Gemma FonsecaA professora e educadora Andréa Martins, irmã de Gemma, é a curadora da exposição e revela que o artista autodidata já perdeu a conta de quantos trabalhos produziu, mas se recorda, com orgulho, das inúmeras as exposições coletivas e individuais que já organizou, em especial a vernissage em Roma (Itália), em 2008.

Para os próximos meses, o novo projeto de Fonseca diz respeito à produção de painéis sobre a vida de Zé Coco do Riachão (in memoriam), músico e luthier autodidata em rabecas e ícone da música de raiz do Norte de Minas. O material será incorporado ao documentário sobre o instrumentista, assinado pela irmã Andréa Martins.

SERVIÇO
“Raízes do Riachão”
Exposição individual de Gemma Fonseca
Trabalhos em telas e esculturas
Período: até 5 de março
Visitação gratuita
Local: Museu Regional do Norte de Minas
Funcionamento: de terça à sexta feira
8 às 18 horas
Sábados: 8 às 12 horas
Domingos: 08h30 às 12h30
Informações: (38) 3229-8590

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia