A discussão sobre a produção literária de autores mineiros e dos escritores modernistas é o principal objetivo do VI Seminário de Literatura Brasileira – Minas e o Modernismo –, que será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros a partir da próxima quarta-feira (13/06). A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários (GELP), vinculado ao departamento de Comunicação e Letras, em parceria com o Mestrado em Letras/Estudos Literários da Unimontes.

Participarão do evento, com atividades até o próximo dia 15, professores das universidades de Salamanca (Espanha) e Moçambique (África), assim como mestrandos, doutorados e acadêmicos de graduação de outras instituições brasileiras como as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), São João Del Rey (UFSJ), Juiz de Fora (UFJF), do Ceará (UFBA) e da Bahia (UFBA), CES/DF, PUC-Minas, USP e UnB, dentre outras.

PROGRAMAÇÃO

Na programação, plenárias, palestras, sessões culturais e de comunicações para apresentação de trabalhos –  comunicação oral – no auditório e salas de aulas do prédio 2 do campus-sede, sempre a partir de 8 horas. Haverá, ainda, sessões especiais para a exibição de vídeos na sala de cinema do Centro de Ciências Humanas (3º andar – sala 108). Destaque, também, para a exposição de pinturas “Minas e o Modernismo”, organizada pela professora Fátima Raquel Ferreira Costa, do departamento de Artes, que será instalada no hall do prédio 2.

O professor Osmar Pereira Oliva é o coordenador do seminário e salienta que o evento busca, também, promover um diálogo efetivo entre as instituições de ensino superior envolvidas para o fortalecimento da pós-graduação Stricto sensu na área de Letras da Unimontes.

Durante o seminário será debatida a produção literária de autores mineiros, como Darcy Ribeiro, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles, João Guimarães Rosa e outros escritores modernistas como Cecília Meireles, Oswald de Andrade e Jorge Amado, dentre outros.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Minas) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) também são apoiadores do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo portal eletrônico: www.cch.unimontes.br/seminariodeliteratura e pelos telefones (38) 3229-8170, 3229-8248 e 3229-8234.

VI Seminário de Literatura Brasileira – “Minas e o Modernismo”
PERÍODO: de 13 a 15 de junho
LOCAL: prédio 2 – campus-sede
INFORMAÇÕES:
Site oficial: http://www.cch.unimontes.br/seminariodeliteratura
Telefones (38) 3229-8170, 3229-8248 e 3229-8234.