– Novos laboratórios, salas e biblioteca permitirão maior oferta de cursos, inclusive mestrado –

Estão em fase final as obras de reforma e ampliação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com os serviços, a unidade de ensino terá uma grande melhoria em sua infraestrutura, com destaque para a implantação de novos laboratórios, auditório e biblioteca. Os investimentos são da ordem de R$ 1.293.939,79, oriundos de convênio firmado com o Ministério da Saúde – com a contrapartida da Universidade.

A partir da ampliação, que corresponde a 1.286 metros quadrados, o prédio passará a contar com uma área total de 2.693 m². Estão sendo construídos quatro novos laboratórios de Citopatologia, Saúde Bucal, Enfermagem e Saúde Pública, além de uma biblioteca – com cabines individuais de estudos. O prédio será dotado de novas áreas administrativas e de serviços. Para garantir a acessibilidade, o prédio – de três pavimentos –também passará a contar com um elevador.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca que a reforma e a ampliação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica são de fundamental importância para melhoria da atuação da Unimontes. “O CEPT, antiga Escola Técnica de Saúde, completa 20 anos de funcionamento e contribui diretamente na formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que será ampliado com a conclusão dessa importante obra”.

Obra CEPT interna

Anexo do Centro contará com auditório

MAIS CURSOS

O diretor do CEPT, professor Geraldo Antonio dos Reis, explica que os serviços serão concluídos até o final do ano. “Os investimentos asseguram mais espaço para novos cursos técnicos, especialmente, na área de saúde. Também teremos instalações adequadas para dinamizar a oferta de cursos superiores na área de tecnologia, além de ganhar condições para oferecer cursos de mestrado profissional”, afirma.

Atualmente, através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde, o CEPT oferece cursos de técnico de enfermagem e de técnico em Citopatologia. Também são ministrados dois cursos de qualificação profissional para agentes comunitários de saúde e outros cursos profissionalizantes, na modalidade a distância, no âmbito da e-Tec (Escola Aberta do Brasil), em convênio com o Ministério da Educação.

Com os cursos a distância, são atendidos os polos de Almenara, Porteirinha e Santo Antonio do Jacinto.