“Na verdade, eu não sou um escritor profissional. Quis escrever esse livro apenas para registrar uma época e um território inóspito do sertão de Minas Gerais, mas rico em exemplos de respeito, de dignidade e de amor à vida. Não se trata de um romance, mas de uma narrativa de fatos acontecidos”. As palavras são do comerciante e ex-prefeito de São João da Ponte, Anízio Ferreira de Queiroz, autor do livro “As Pontes de Minha Vida”, publicado pela Editora Unimontes.

A obra foi lançada na noite dessa terça-feira (4/11), no Casarão da Fafil. A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela e com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores, integrantes da gestão superior da Universidade, familiares do escritor e convidados.

ALTA RELEVÂNCIA

O professor João Canela ressaltou a importância da divulgação de obras do gênero, que reforça o compromisso da Editora Unimontes em valorizar a produção literária do Norte de Minas. “Essas publicações são da mais alta relevância, pois não só registram fatos importantes da história do Norte de Minas, como também servem como exemplo para as gerações atuais e futuras”. Ele ressaltou que, além de episódios da vida do autor, a obra registra acontecimentos relativos a cidade de São João da Ponte, mostrando a importância daquele município e região no desenvolvimento regional. “As pontes de vida do autor são as pontes de vida de muita gente”, observou o reitor.

Confira a Galeria de Images do lançamento

O livro foi apresentado por José Anízio Queiroz, um dos filhos do autor. Ele agradeceu aos parentes e amigos, bem como aos colaboradores, que tornaram possível a produção da obra. Lembrou que o seu pai foi comerciante em São João da Ponte ao longo de 40 anos. O autor do livro foi também vereador, vice-prefeito, prefeito interino, sendo na sequência, em 1972, eleito prefeito para o exercício do mandato entre 1973 e 1976. Ressaltou, ainda, as dificuldades econômicas e políticas da época.

“Com uma gestão humana, meu pai conseguiu implantar diversas escolas municipais e construir diversas estradas rurais importantes para o município de São João da Ponte e localidades vizinhas. Com muita dignidade e respeito ao próximo, conseguiu uma vitória maior em sua vida que foi a de criar e educar os seus filhos”, afirmou José Anízio Queiroz.