A construção da Escola Técnica do programa Brasil Profissionalizado em Bocaiuva garantirá não apenas o avanço na área de educação profissional naquela região, mas serve, também, de laboratório para acadêmicos do curso de engenharia civil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), permitindo, desta forma, a ampliação do conhecimento dos futuros engenheiros. Na manhã desta quinta-feira (7/11), cerca de 120 acadêmicos conheceram, na prática, a tecnologia de “Concreto Protendido”, utilizada pela primeira vez na estrutura de prédios da região norte-mineira.

“A obra é uma laboratório extraordinário para o curso de engenharia da universidade e mostra a ação efetiva do Estado em nossa região”, explica o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que participou das atividades e aproveitou para verificar o andamento das obras.

A Escola Técnica é fruto de parceria do governo Federal, do governo Estadual e da Unimontes e contemplará os municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompeu, Taiobeiras e Unaí.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Guilherme Guimarães Oliveira, explica que mais do que permitir que os acadêmicos do curso tenham acesso a prática, a ação nas obras da Escola Técnica de Bocaiúva possibilita que os futuros profissionais tenham contato direto com as novas tecnologias, para que os engenheiros civis atuem também como agentes inovadores. “O nosso objetivo é garantir que os acadêmicos tenham acesso às mais diversas tecnologias formando um profissional diferenciado”, observa o coordenador.

obra boc

Funcionários da obra posam para foto oficial ao lado de autoridades (foto: Alex Sezko/Unimontes)

Transformação

O prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso, destacou que a escola do Brasil Profissionalizado é a maior obra física pública no município e ajudará a transformar a realidade daquela região. “Essa transformação já está acontecendo com a geração de dezenas de empregos nesta fase de obras e a mais importante será feita através da educação profissional”, ressaltou. “Bocaiuva será um polo importante para o ensino técnico desta região e temos uma profunda gratidão pelos parceiros que estão tornando essa obra uma grande realidade”, observou.

Várias autoridades civis e universitárias participaram da visita as obras, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Bocaiúva, vereador Ronildo Ribeiro de Andrade; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Juventino Ruas de Abreu Júnior e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unimontes, professor Victor Martins Maia.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia