Serão aplicadas nesta terça-feira (6/6), as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2017) – que a partir deste ano conta também com a participação de escolas particulares convidadas. Os testes são dirigidos aos alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) coordena a região MG-07, que envolve 144 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro do estado

A área de abrangência da Unimontes é a maior da Obmep no território mineiro, somando 271.294 alunos de 872 escolas do ensino fundamental e médio. As provas serão realizadas nas próprias escolas inscritas, em dois horários: das 7 às 9h30min e de 13 às 15h30min. Os responsáveis pela aplicação dos testes na primeira etapa da Olimpíada serão professores selecionados pelos estabelecimentos de ensino participantes. As atividades são coordenadas no âmbito da universidade pelo Departamento de Ciências Exatas, tendo como responsável o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves.

Iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, a Obmep tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área. Conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Em sua 13ª edição, a Olimpíada bateu recorde com o total de 18,2 milhões alunos participantes de 53.230 escolas inscritas em todo País e abrangência de 99,6% dos municípios brasileiros. Foram inscritos 4.472 colégios particulares.

As provas da Obmep são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: (N1 – 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); (N2 – 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e (N3 – qualquer ano do Ensino Médio). Cada uma delas é composta de 20 questões de múltipla escolha.

Cada escola inscrita vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro. Ao final do desafio de matemática, os melhores classificados serão premiados com as medalhas nos graus ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

SERVIÇO
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Provas da 1ª etapa fase – OBMEP
Quando: terça-feira (6/6)
Horários: 7 horas às 9h30min e das 13 horas às 15h30min

Área coordenada pela Unimontes

  • 114 municípios
  • 271.294 alunos
  • 872 escolas

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia