O cantor e compositor baiano Raul Seixas (1945/1989), considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, fez do gênero musical uma ferramenta para defesa dos direitos, tornando-se também um estudioso de política e de filosofia. A temática estará em discussão na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em evento na próxima segunda-feira (12/6): palestra “Faça o que Queres, pois é Tudo da Lei: Direito, Rock Roll e Raul Seixas”.

O assunto será abordado pela professora Amanda Muniz Oliveira, doutoranda em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação da professora Clarissa Rodrigues, mestranda em História Social. A palestra acontecerá às 10h30min, no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 do campus-sede.

A iniciativa é do Centro Acadêmico Cyro dos Anjos, com o apoio da coordenação do curso de Direito, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A palestra é aberta a toda comunidade acadêmica, com acesso gratuito. Os participantes receberão certificado de duas horas/aula.

Confira

O presidente do CA Cyro dos Anjos, Fernando Soares Gomes, salienta que, “mais que um simples gênero musical, o rock é um veículo midiático, que atua como intermediador entre seu público e sociedade”. Desta maneira, lembra, “existe uma relação direta entre as mensagens do rock o Direito”.

Ele ressalta que a palestra da professora Amanda Muniz Oliveira terá como abordagem a produção de Raul Seixas, levando-se conta as composições do “Maluco Beleza” que serviram como manifesto contra a Ditadura Militar no Brasil. “Escolheu-se como recorte temporal a repressão militar no País, época na qual direitos e garantias fundamentais foram negadas e extintas, gerando insegurança e medo na população. Neste época, um dos únicos expoentes do rock no cenário nacional era ninguém menos que Raul Seixas que, apesar de veicular a imagem de um anarquista inconsequente, era na verdade um estudioso de Política e Filosofia”, relata.

A organização do evento destaca ainda que: “encontrando amparo nos desígnios ocultistas de Aleister Crowley, Raul irá, em suas canções, condenar veementemente o direito positivado no Brasil e exaltar um direito natural, divino, capaz de elevar o indivíduo à sua liberdade plena. Tal fato tem relação direta com o ordenamento jurídico vigente à época (que negava a liberdade individual); se o direito do homem não era capaz de assegurar a realização individual de cada ser humano, talvez o direito metafísico o fosse”.

SERVIÇO
Palestra “Faça o que Queres, pois é tudo da Lei: Direito, Rock And Roll e Raul Seixas”
Palestrante: professora Amanda Muniz Oliveira, doutoranda em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quando: segunda-feira (12/6), às 10h30min
Onde: Auditório Mário Ribeiro da Silveira ( prédio 6 do campus-sede).
Entrada: franca