No dia 08 de fevereiro último os servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria e de outras unidades da Unimontes participaram de uma palestra sobre “tabagismo” ministrada pelo pneumologista João Antônio Pimenta de Carvalho. A ação faz parte do Projeto Antitabagismo que está no Programa “Mudança de Hábito & Estilo de Vida”, coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH).

A ideia é incentivar todos os servidores fumantes a deixarem o hábito de fumar e ao mesmo tempo estimulá-los juntamente com seus dependentes a praticar hábitos de vida saudáveis.

anexo ao HUCF ” class=”caption” height=”211″ width=”318″ />

O médico pneumologista destacou inicialmente os fatores que favorecem uma vida longa e saudável e depois ressaltou os riscos e malefícios do tabagismo. “Não existe método milagroso. Fundamentalmente depende da vontade da pessoa e do apoio da família; tendo informações e ajuda tudo fica mais fácil” , disse o médico palestrante.

O programa

jo A estrutura do programa é ampla. Através dele, a Universidade irá não apenas falar dos riscos, mas principalmente oferecer todo aparato necessário para o servidor e a família como medicamentos, apoio psicológico, atendimentos individuais, nutrição e informações.

“Na verdade, trata-se aqui de um grupo concreto e efetivo de apoio que tem como missão ajudar os fumantes e os seus familiares”, reiterou a Assessora de Gestão Estratégica e Inovação, Joelina da Conceição Almeida.

No mesmo dia da palestra os servidores foram cadastrados para participar do programa.  Eles receberam medicamentos e terão consulta gratuita com especialistas para encaminhamentos e tratamentos específicos.  Existe um cronograma de reuniões semanais, quinzenais e mensais que o servidor estará envolvido com o programa.

palestra

 

 

A enfermeira do programa Aline Veloso resumiu como será : “Teremos um ano pela frente para desenvolver o trabalho que necessita da ajuda da família e da vontade do servidor; além disso vamos entregar certificados de conclusão de tratamento e quem conseguir a abstinência do cigarro durante 4 meses será homenageado”, concluiu.

 

 

 

servidora

A servidora Simone Pereira Silva há dezoito anos quetrabalha no Hospital da Unimontes, sendo fumante há 24 anos. Ela quer largar o cigarro e reconhece que precisa de ajuda. Simone foi cadastrada e está animada com o programa. “Eu quero parar de verdade e por isso estou aqui para iniciar o tratamento”, completou Simone.

ddrh

A coordenação geral do programa é da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos. As atividades do Projeto Antitabagismo estão centralizadas no Centro de Atendimento ao Servidor da Unimontes (Casu), que funciona junto ao Programa de Saúde do Trabalhador, na Policlínica Doutor Hermes de Paula – rua Doutor Veloso (Centro de Montes Claros).  Mais informações pelos telefones 3229-8576 e na DDRH 3229-8201.

servidor

Servidores já iniciaram o tratamento com a ajuda de uma equipe multidisciplinar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAGS:DDRH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia