sans-serif;”>Programa dá “novo check sans-serif;”>gás ” aos participantes  

Resultados são comemorados


“Hoje me sinto mais feliz e sei que as mudanças foram verdadeiras. Eliminei mais de 12 kg por ter adquirido novos hábitos de vida, como a prática de atividade física, que deixou de ser um sacrifício”. O depoimento sincero é de Andriele Alves de Jesus, do Controle de materiais de órtese e prótese do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Ela decidiu ter hábitos saudáveis e obteve sucesso em sua decisão. 

Perder peso não é tarefa fácil. Requer coerência e, acima de tudo, disciplina consigo mesmo. Ter alimentação saudável, então, nem precisa
explicar. Mas com determinação e ânimo, a maioria dribla a rotina diária e consegue manter uma alimentação razoável. O incentivo na reeducação nutricional é um dos caminhos a ser seguido. 

Ao ingressar no programa Mudança de Hábito, o objetivo de Maria da Soledade Carlos, a Soly, era mudar seu estilo de vida. Conseguiu. Ela, que pesava 84 kg, perdeu 19kg e conseguiu normalizar o colesterol e triglicérides.

Cópia de Flávio Martins

Flávio Martins Pereira, da Gerência de Planejamento e Orçamentos (foto: Andrey Librelon)

“Era necessária uma mudança urgente, pois precisava sair do sedentarismo. Graças a Deus foi um sucesso. Tive orientações nutricionais e os resultados foram aparentes. Hoje peso 65 kg, minha autoestima e satisfação pessoal se elevaram. Tudo isso sem usar nenhuma medicação”, explica Soledade Carlos, que lembra de uma frase do escritor Paulo Coelho para estimular o seu compromisso com a saúde: “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”. 

Tarefa nada fácil, mas desafiadora – Precisando controlar a pressão arterial e perder peso, Flávio Martins Pereira da Gerência de Planejamento e Orçamentos vive experiência parecida. Em seis meses, obteve resultados positivos, porém, como lembra, o peso estabilizou e “por mais esforço que eu fizesse o resultado não era o esperado”. 

Soledade menor

Maria da Soledade Carlos, a Soly, perdeu 19kg (foto: Alcino Franco Moura/HUCF)

Por orientação de uma especialista, o servidor foi convidado a participar do programa, em setembro de 2012, quando foi consultado pela Coordenadora do Programa.

“A nutricionista me desafiou com uma meta ousada: mudança radical no meu hábito alimentar. Foi me garantido que os benefícios para minha saúde seriam excelentes”, disse.

A mudança foi confirmada por meio de exames clínicos que mostraram que, além de perder peso, o nível de colesterol e triglicérides de Flávio baixou consideravelmente.

“Hoje só recebo elogios em minhas consultas médicas, pois, além de perder 12 kg no total, controlar a pressão arterial e melhorar os índices dos meus exames clínicos, minha qualidade de vida e minha disposição física melhoraram bastante”, comenta Flávio.  

Como funciona – O Programa Nutrição e Saúde integra o “Mudança de Hábito & Estilo de Vida” e tem por objetivo realizar intervenção nutricional e ações de educação em saúde, visando à recuperação e à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como à prevenção de doenças por meio da mudança de hábito e do estilo de vida. 

SERVIÇO

Servidores interessados em participar do Programa devem agendar consulta médica no SESEST, na Policlínica Dr. Hermes de Paula, centro de Montes Claros. O médico do SESEST encaminhará o servidor para o agendamento da 1ª consulta com a nutricionista clinica, e, a partir daí, será iniciado o acompanhamento nutricional individualizado. 

O ambulatório de Nutrição Clínica está localizado no Centro de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), localizado na Av. Cula Mangabeira. 

SESEST: (38) 3229-8576/ 8573

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia