O Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebeu a doação de um aparelho “scanner”, que permite a leitura de livros e textos em voz alta, possibilitando que os deficientes visuais tenham acesso a obras que ainda não foram convertidas para o sistema Braile. O equipamento foi doado pela empresa Orthomontes, em ação articulada pelo Lions Clube Montes Claros Novo Horizonte.

A doação do equipamento foi efetivada em solenidade realizada nessa segunda-feira, à tarde, no Salão dos Conselhos (prédio da reitoria), com as presenças do reitor João dos Reis Canela, e do presidente da Orthomontes, José Claudício Mendes. Participaram integrantes do Nusi e representantes do Lions Clube Montes Claros Novo Horizonte.

A vice-presidente do Lions Clube Novo Horizonte, Nádila Prates, lembrou que, durante a comemoração do Dia Nacional do Cego, organizado pela entidade na cidade em 13 de dezembro passado, foi verificada a grande necessidade do equipamento para atender os deficientes visuais. O Lions Clube fez uma campanha e conseguiu a doação do “scanner” de voz por parte do empresário José Claudício Mendes, contemplando o Nusi/Unimontes.

Na oportunidade, José Claudício Mendes ressaltou a importância da participação empresarial em ações voluntárias. “Para mim, é uma grande satisfação fazer uma doação como esta e estar ladeado de pessoas qualificadas na Unimontes”, afirmou o empresário. “Mais importante do que o valor do equipamento é a sensibilidade das pessoas”, disse José Claudício, chamando atenção para uma mobilização ainda maior a fim de que outras pessoas também venham a fazer doações e contribuir com a causa da inclusão.

O reitor João Canela enalteceu a relevância da doação e ressaltou a atenção da universidade com a inclusão dos deficientes. Lembrou que, desde 2004, a Unimontes adota o sistema de reserva de vagas (45%), com 5% das vagas nos cursos de graduação destinadas exclusivamente a portadores de deficiência/indígenas. “Vivemos um momento especial com esta parceria para a0 universidade. Esse equipamento vai ajudar muito as pessoas deficientes no âmbito da nossa universidade”, disse o reitor, formalizando agradecimentos ao Lions Clube Montes Claros Novo Horizonte e à empresa Orthomontes.

A coordenadora do Nusi, professora Simone Rocha Azevedo, destacou que o equipamento possibilitará uma grande melhoria para os deficientes visuais na leitura e compreensão de textos e livros. Atualmente, a Unimontes tem 13 alunos deficientes visuais matriculados nos cursos do campus-sede. Simone disse que, atualmente, para os cegos terem acesso aos conteúdos, é preciso o uso de um software em computador, que repassa o material impresso para o áudio, num processo que exige gravação em CD, MPB ou pen-drive. “Agora, com o “scanner”, o acesso aos textos pelos deficientes visuais será muito mais rápido”, observou a coordenadora do Nusi.

A solenidade também contou com a presença do deficiente visual Claudioniro Ferreira Cruz, aluno do quinto período do curso de Direito da Unimontes. “O equipamento de “scanner” vai representar um grande avanço para todos nós”, disse Claudioniro, que se apresenta como freqüentador do Nusi. O núcleo, funciona no prédio 2, do campus-sede.

O professor Carlos Alberto Siqueira Alexandre, que atua no Nusi, observou que o “scanner” de voz também vai proporcionar maior rapidez e eficiência na aplicação e correção de provas dos deficientes visuais. Ele lembrou que o Nusi também realiza o suporte na aplicação das provas aos candidatos cegos e portadores de baixa visão nos processos seletivos da Universidade.