O Núcleo de Pesquisa em Saúde do Adolescente (NuPeSe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), desenvolve o projeto intitulado “Ensaio Clínico com uso de tecnologia digital para promover alimentação saudável entre escolares adolescentes”. Trata-se do PIBEMoC Online, fruto de parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes e com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), conforme Edital 009/2024.
O objetivo do PIBEMoc é fazer ensaio clínico com adolescentes, a partir do uso de tecnologia digital, via WhatsApp, para promover a alimentação saudável e vida ativa entre adolescentes de escolas públicas de Montes Claros.

Podcast
O estudo de intervenção de base escolar, controlado e randomizado, é realizado por pesquisadores, mestrandos, doutorandos e bolsistas do PPGCPS da Unimontes e de programas das instituições envolvidas. Um dos produtos da iniciativa é o podcast Nupese.Cast, ferramenta digital que aborda temas sobre adolescentes com participação de especialistas de diversas áreas da saúde.
As entrevistas viabilizadas pelo PIBEMoC Online tornaram-se estratégicas por permitirem que os pesquisadores compartilhem conhecimentos de maneira atrativa e acessível, atingindo diferentes públicos.
O NuPeSe destaca os resultados da iniciativa, cristalizados na intervenção nutricional e no estímulo a atividades físicas que favorecem a aquisição de informações a respeito do tema e mudanças comportamentais nos adolescentes.

Programa Educar
Os programas acontecem no estúdio do Programa Educar – Laboratório Multiusuários de Tecnologias Digitais na Educação, instalado na sala 6 do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede.
Já foram gravados dois episódios do Nupese.Cast, que estão em processo de edição, ambos em formato de bate-papo, com convidados e alunos dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes membros do NuPeSe.
O primeiro episódio discutiu as principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sua identificação precoce e as particularidades da socialização de crianças e adolescentes com TEA. Foram apresentadas ações simples para professores e acadêmicos promoverem um ambiente escolar mais inclusivo, além de dicas para os pais e relatos de duas mães. Houve ainda esclarecimento de dúvidas comuns sobre o transtorno, especialmente na adolescência.
O segundo episódio abordou a importância da alimentação saudável e os hábitos modernos que afetam a saúde dos jovens, além dos perigos do aumento da obesidade nessa fase de vida. Tudo com base em informações de cunho técnico e científico.
Os episódios futuros, segundo o NuPeSe, vão debater temas como saúde mental na adolescência, protagonismo juvenil, puberdade precoce, qualidade do sono, anticoncepção e sexualidade. E serão disponibilizados na plataforma de áudio e podcast Spotify e no canal do NuPeSe no Youtube. Mais informações podem ser obtidas via e-mail: nupesepodcast@gmail.com; pelo Nupesemoc (Instagram) e pelo NupeseCast (Spotfy).

NuPeSe
O NuPeSe é um grupo de pesquisadores interdisciplinar e interinstitucional, composto por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Unimontes e de outras instituições de ensino superior parcerias. O objetivo é desenvolver pesquisas na área de saúde dos estudantes.
Hoje são desenvolvidos dois projetos de pesquisa financiados pela agência de Fomento Fapemig: O Projeto ELCAS – Estudo Longitudinal sobre Comportamento do Adolescentes na Atividade Física e Saúde, contemplado pelo Edital 001/2022 – Demanda Universal e o Projeto PIBEMoC – Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros, contemplado pelo Edital 009/2022 – Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na UEMG e Unimontes.
