O Núcleo de Sociedade Inclusiva da Universidade Estadual de Montes Claros realiza desde a última segunda-feira (17/09), o IV Seminário Nusi – “A Permanência do Aluno com Necessidades Especiais (NEEs) em Sala de Aula”. Paralelamente, até esta quarta-feira (19), acontecerá, também, o II Encontro do Professor de Atendimento Educacional Especializado/AEE da Sala de Recursos Multifuncionais/SMR. Todas as oficinas são desenvolvidas em salas do prédio 1 do campus-sede.

A coordenadora do Nusi/Unimontes, professora Simone de Oliveira Rocha, considera os dois eventos como “oportunidade única para a troca de conhecimentos e criação de um estado de consciência inclusiva”, reforçando as ações afirmativas da Unimontes e parceiros nesse sentido. Participam docentes, acadêmicos e, ainda, pais de alunos com necessidades especiais, professores da educação básica e convidados de entidades assistenciais e do serviço público.

A palestra “Deficiências e Síndromes”, com o professor Lenir Abreu, ex-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE), abriu os trabalhos, no primeiro dia de evento. “Observamos a importância do debate sobre a permanência do aluno com necessidades especiais e o atendimento educacional na sala de recursos multifuncionais”, disse o especialista.

OFICINAS E TEMAS

Jonata de Souza

Jonata de Souza destaca a importância do evento para o intercâmbio de experiências

Nesta terça-feira (18), no prédio 1 da Unimontes, acontecem as oficinas “Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais”, “De ponto em ponto com o Braille”, “Português como segunda língua para o aluno surdo” e “Como Lidar com a Deficiência Intelectual”.

Aluno de uma das oficinas e intérprete da Língua Brasileira de Sinais para alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas, Jonata Souza de Lima disse que “o seminário é muito interessante pelo fato de estar abordando novas estratégias de como trabalhar com as pessoas portadoras de diversas deficiências”.

O seminário será encerrado nesta quarta-feira (19), a partir das 19h30, no auditório do prédio 2, com a mesa redonda “Deficiências no contexto educacional”, com a participação das professoras Bárbara Carvalho Ferreira, Leonice Vieira de Jesus Paixão, Luciana Brant Albuquerque, Ilma Mendes de Almeida e Cassandra Catarina Mineiro.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia