Nesta terça-feira (16), membros do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH), do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), estiveram na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS-MOC), para participar de evento referente a campanha Maio Laranja, destinado à conscientização e combate ao assédio sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A data é simbolizada em 18/05 em todo o país.

A Prefeitura Municipal de Montes Claros está cotada para receber a premiação do Selo UNICEF, de caráter mundial, sendo o Hospital Universitário Unimontes elemento de fundamental importância para garantia do mérito, posto que a condecoração leva em consideração as ações feitas pelos entes federativos em prol de intensa e constante mobilização social, participação ativa e engajamento de causas voltadas às questões julgadas de apoio, assistência, cuidados e acolhimento de crianças e adolescentes.

 “A presença do NUVEH no evento da Secretaria de Saúde é de fundamental importância, uma vez que somos uma instituição de referência estadual no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual”, informa Rosiléia Custódio de Souza, Técnica de Enfermagem do NUVEH – HU Unimontes .

Na ocasião, estiveram presentes Rosiléia Custódio de Souza, a técnica de enfermagem do HU Unimontes; Rosângela Maia e Silva, técnica administrativa do HU; Aparecida Andrade, diretora de Políticas e Programas Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros; Mariane Letícia, enfermeira dos Programas Estratégicos da SMS; Maclécio Barbosa, técnico em enfermagem da Vigilância Epidemiológica da SMS; Nahyeno Dantas, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica SMS; e a psicóloga Patrícia Jabbur, articuladora do Selo das Nações Unidas para a Infância.

Grupo responsável pelo evento, servidoras do HU e psicóloga do selo UNICEF.
Foto: Secretaria de Saúde de Montes Claros

Atuação do NUVEH – HU Unimontes

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital da Unimontes foi estabelecido no ano de 2005, tendo como objetivo a realização de ações de vigilância epidemiológica de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no ambiente hospitalar.

A médica responsável pelo NUVEH – HU Unimontes, Maressa de Morais Martins explica que “a missão do NUVEH é detectar, monitorar, notificar e investigar, de forma permanente e oportuna, os principais problemas e agravos que põe em risco à saúde da população, bem como recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças transmissíveis, não-transmissíveis e agravos à saúde da população como um todo”.

O núcleo também é responsável por notificar os casos de violência recebidos no hospital. Sendo o abuso sexual uma tipificação violenta, o NUVEH protocola e encaminha para a Secretaria Municipal de Saúde, gerando indicadores e dados relacionados às questões informadas.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF ou Selo de Município Aprovado pela UNICEF é uma comenda dada ao município que cumpre requisitos de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A avaliação do município candidato ao prêmio leva em consideração indicadores sociais e o histórico de atividades realizadas pelo mesmo em ações conformes à Convenção sobre os Direitos da Criança e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Minas Gerais, somente 104 dos 853 municípios participaram da ação Selo UNICEF 2021-2024, Montes Claros foi um deles.

Relacionadas

Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes
Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal