O Núcleo de Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deve apresentar o resultado do processo cênico, realizado no segundo semestre de 2025, nos dias 27 e 28 de novembro próximo. A apresentação cênica, aberta ao público, será às 19h, no Centro de Ciências Humanas (CCH), que funciona no Prédio 2 do campus-sede.

Iniciado em junho de 2025, o projeto envolve diretamente 16 estudantes que recebem auxílio proveniente de emenda parlamentar da deputada estadual Leninha, cinco professores e outros 20 inscritos para apoio e participação na produção. O processo seletivo ocorreu no primeiro semestre do ano.
Projeto de extensão
O Núcleo de Teatro faz parte do Projeto de Extensão do Curso de Teatro – TU, idealizado e coordenado pela professora do curso de Teatro da instituição de ensino superior, Nelcira Durães, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), mestre em Artes Cênicas, com licenciatura em Educação Artística, ênfase em Teatro, e especialização em Arte Educação.
Espaço permanente
Espaço permanente de Produção Cênica dentro da Unimontes, o Núcleo de Teatro foi pensado a partir da necessidade de criar espaços que estimulem a criação e produção da arte teatral entre os acadêmicos, além de oportunizar a experiência em Artes Cênicas nesse meio.
Objetivo
O objetivo geral, segundo a professora Nelcira Durães, é incentivar e promover um espaço de experimentação, criação e produção cênica nas graduações, de maneira a gerar resultados artísticos possíveis de serem compartilhados com a comunidade acadêmica e a comunidade local.

